O Instituto Federal do Acre (Ifac) anunciou nesta sexta-feira (22), por meio de uma nota oficial, que vai adotar as recomendações apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF) relacionadas às cotas destinadas a pessoas pretas e pardas no concurso público da instituição.
Na quinta-feira, 22, o MPF recomendou ao Ifac que aumente as vagas reservadas a candidatos negros e pardos em concurso público aberto para o cargo de professor, de forma a cumprir a política de cotas.
Na nota emitida nesta sexta, o Ifac afirma que o número de vagas saíra de 6 para 11, demonstrando seu compromisso com a promoção da diversidade e inclusão em seu corpo docente.
Este entendimento ampliativo também foi estendido para o Edital nº 02/2023/IFAC, referente ao concurso público para cargos de técnico em educação. Seguindo a orientação da Procuradoria Federal junto ao Ifac, as vagas destinadas às cotas foram ampliadas de 5 para 8, reforçando o compromisso da instituição com a promoção da equidade.
“A distribuição das vagas reservadas para pessoas pretas e pardas seguirá uma abordagem inovadora, onde os cargos com 1 ou 2 vagas serão sorteados para compor o percentual de 20% das vagas totais disponíveis nos dois editais do Concurso Público do Ifac”, destacou o Ifac em nota.
Ao fim, a instituição informou que optou por estender o prazo de inscrições para os cargos de Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, e Técnico-Administrativo em Educação até às 23h59 (horário do Acre) do dia 07 de janeiro de 2024.
“O Ifac enfatiza que, apesar das modificações nas vagas e prazo de inscrições, os demais aspectos do cronograma do Concurso Público, especialmente a data de realização das provas, permanecerão inalterados conforme originalmente previstos nos Editais nº 01/2023 e 02/2023”, encerra.