Ícone do site ContilNet Notícias

Levantamento mostra queda nos casos de homicídios e aumento de estupros no Acre em 2023

Por Redação ContilNet

Estupro de vulnerável/Foto: Reprodução

Dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Governo Federal, nesta última semana mostram que o Acre apresentou redução nos números de homicídios dolosos e aumento no caso de estupros. 

Uma comparação entre 2022 e 2023, aponta que o Acre apresentou uma diminuição em relação aos 197 homicídios registrados no ano anterior, representando uma queda de 44 homicídios, totalizando 153 homicídios dolosos. Rio Branco lidera com 81 crimes, seguida por Cruzeiro do Sul, que registrou nove homicídios dolosos. No ano anterior, Rio Branco contabilizou apenas 71 homicídios dolosos, enquanto a segunda maior cidade acreana registrou 11 mortes. 

O município de Feijó registrou 11 homicídios dolosos, Brasiléia e Sena Madureira tiveram oito mortes cada, e Senador Guiomard contabilizou seis mortes neste ano. Em 2022, Brasileia liderou com 18 homicídios dolosos, enquanto Sena Madureira e Senador Guiomard tiveram 13 mortes cada, e Feijó registrou 12 mortes.

De acordo com os dados da pesquisa sobre os índices de violência no Brasil, o estado do Acre registrou 1.066 estupros, representando um aumento de 330 casos em comparação com o ano anterior, que fechou com 736 casos. A capital acreana lidera com 349 casos de estupro, seguida pelo município de Cruzeiro do Sul, com 53 estupros, Sena Madureira com 39 casos e Xapuri com 12 casos.

Nos demais municípios, os casos de estupro foram distribuídos da seguinte forma: Brasileia com 28 casos, Epitaciolândia com 14 casos e Capixaba com 10 casos. No ano anterior, a capital acreana registrou 225 casos de estupro, Cruzeiro do Sul teve 59 casos, e Sena Madureira contou com apenas 36 casos.

Feminicídio – O levantamento indicou oito feminicídios neste ano, representando uma redução de dois casos em comparação com o ano anterior, que fechou com 10 feminicídios. Rio Branco liderou com três casos, Bujari teve dois casos, e Sena e Senador Guiomard registraram um caso cada. Em 2022, Feijó liderou com três casos, seguido por Rio Branco, com dois casos, e os municípios Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Acrelândia, Tarauacá e Sena Madureira, cada um com um caso.

Com informações do Jornal A Tribuna

Sair da versão mobile