A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Laboratório de Pesquisa Aplicada em Visão e Inteligência Computacional (Pavic-Lab), está conduzindo pesquisas sobre reconstrução de imagens encobertas por nuvens para sensoriamento remoto de temperatura e vegetação na Amazônia.
O estudo iniciou a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do bacharelado em Engenharia Elétrica, chamado “Análise Temporal de Ilhas de Calor Utilizando Processamento de Imagens de Satélite: Estudo de Caso Rio Branco, Acre”, da pesquisadora Emili Silva Bezerra, bolsista do laboratório. A pesquisa é feita com pesquisadores da Universidade Nacional de San Antonio Abad de Cusco, no Peru, além da Motorola, Flextronics e Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape).
Para analisar as ilhas de calor na capital acreana, é necessário calcular os índices de Temperatura da Superfície Terrestre (LST) e o Índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) e para reconstruir as imagens é utilizada a técnica inpainting.
A pesquisa do laboratório Pavic-Lab da Ufac, é feita pelos pesquisadores Emili Silva Bezerra, Salomão Machado Mafalda, Quefren Oliveira Leher, orientanda da profa. Dra. Ana Beatriz Alvarez e também conta com a colaboração internacional do laboratório Liecar da Unsaac – Peru, sob a supervisão do prof. Dr. Facundo Palomino Quispe.