O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) já formou maioria para cassar o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), marido da deputada Antônia Lúcia, durante sessão nesta terça-feira (12).
Ao todo, quatro juízes já votaram a favor da cassação, ou seja, formando maioria. Resta apenas um magistrado votar, o juiz Marcelo da Costa Vieira, que solicitou vista para analisar o processo.
O julgamento deve ser retomado apenas no ano que vem.
VEJA MAIS: MPE pede a cassação de Silas Câmara, marido da deputada Antônia Lúcia
Câmara é investigado por captar e gastar ilicitamente recursos de verbas públicas do fundo eleitoral no frete de aeronaves durante a campanha eleitoral de 2022.
O deputado não conseguiu demonstrar a regularidade da aplicação de R$ 319.665,68 oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas, o que levou à desaprovação de suas contas pela Justiça Eleitoral.
A denúncia foi feita pela procuradora eleitoral Catarina Sales Mendes de Carvalho.
Viagens para o Acre
O que mais chamou a atenção da corte foram os vários vôos feitos para o Acre, estado da esposa de Câmara. Ou seja, o deputado fazia campanha eleitoral no Amazonas, e os voos para o estado acreano não tinham relação com os gastos eleitorais declarados.
Além da cassação, poderá haver um recálculo do quociente eleitoral.