ContilNet Notícias

WhatsApp: relembre 7 funções que marcaram o app em 2023

Por Tech Tudo

— Foto: Fernando Braga/TechTudo

WhatsApp lançou em 2023 diversas novidades para os usuários do mensageiro disponível para Android e iPhone (iOS). Algumas eram bastante aguardadas pelo público, enquanto outras ainda estão conquistando os usuários aos poucos. Entre os destaques, estão o recente anúncio de códigos secretos capazes de proteger conversas, bem como a possibilidade de ter duas contas no mesmo aparelho. O mensageiro também anunciou nos últimos meses a possibilidade de silenciamento de chamadas de números desconhecidos e um novo espaço para compartilhar atualizações: os Canais. A seguir, relembre novidades que marcaram o WhatsApp em 2023.

O ano de 2023 foi marcado por novidades anunciadas pelo WhatsApp — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

O ano de 2023 foi marcado por novidades anunciadas pelo WhatsApp — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

1. Silenciar números desconhecidos

No mês de junho, o WhatsApp anunciou a opção de silenciar chamadas de números desconhecidos para aumentar a privacidade dos usuários. A ferramenta é capaz evitar chamadas indesejadas ao identificar spam, fraudes e contatos de pessoas que não estão salvos. Para ativar a função, siga até as configurações do app, clique em “Privacidade” e logo em seguida deslize até “Chamadas”. O telefone não tocará, mas a chamada ainda permanecerá no registro do mensageiro para que o usuário tenha acesso posteriormente.

Silenciamento de números desconhecidos aumenta privacidade dos usuários no WhatsApp — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

2. Compartilhar tela no WhatsApp

Em 2023, o WhatsApp também lançou recursos que aproximaram o mensageiro de ferramentas como Google Meet, Zoom e outras. Um deles foi o de compartilhamento de tela durante chamadas de vídeo. A ferramenta está disponível para aparelhos Android e iOS desde o mês de agosto. Os usuários conseguem exibir documentos, fotos e mensagens para os contatos que estiverem na videochamada.

Para realizar o processo é fácil. Basta clicar no ícone “compartilhar” dentro da chamada e escolher entre compartilhar alguma tela específica ou toda a tela com os usuários. Durante o compartilhamento, notificações de mensagens não são exibidas, o áudio de vídeos e jogos não fica disponível e conteúdo transmitido não é armazenado dentro do WhatsApp.

3. Enviar de foto em HD no WhatsApp

Ainda em agosto, o WhatsApp também anunciou a possibilidade de enviar fotografias em HD no mensageiro, resolvendo a queixa de que as imagens perdiam a qualidade quando compartilhadas no app. Fotos enviadas de forma comum contam com qualidade entre 1,5 MP e 4 MP, enquanto as em HD ficam entre 9 MP e 16 MP. Para ter uma qualidade melhor de imagem, basta apertar no ícone “HD”, localizado na parte superior da foto ao ser enviada. O usuário ainda pode escolher entre manter a qualidade padrão ou deixá-la melhor em HD. Além disso, especulações apontam que o aplicativo promete liberar o envio de vídeos em formato HD em breve.

WhatsApp agora permite o envio de fotos em HD, ou seja, em alta definição — Foto: Gisele Souza/TechTudo

4. Canais do WhatsApp

Apesar de muitas vezes ser confundido com grupos e comunidades, os canais no WhatsApp, lançados em setembro, funcionam como uma forma de manter os usuários atualizados. Um torcedor pode fazer parte do canal do time do coração e obter informações como contratação, vendas dos ingressos, escalação e próximos jogos. O mesmo acontece para empresas, que podem manter esse espaço para garantir um contato mais próximo com clientes, compartilhando cupons e novidades sobre produtos.

Nos canais do WhatsApp, apenas o administrador pode interagir com os membros, que, por sua vez, apenas têm o direito de reagir às mensagens compartilhadas com emojis. A informação sobre os canais seguidos pelos usuários não fica visível para outros seguidores. Futuramente, o WhatsApp pretende permitir que os administradores possam realizar alterações em até 30 dias nos conteúdos já divulgados.

Canais de empresas e famosos têm interagido cada vez mais com usuários no WhatsApp — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

5. Duas contas do WhatsApp no mesmo celular

Em outubro, uma das maiores novidades aguardadas pelos usuários aconteceu: a possibilidade de utilizar duas contas do WhatsApp no mesmo dispositivo. O recurso é útil para quem tem dois números ou precisa dividir mensagens entre perfil pessoal e profissional.

O acesso à segunda conta é permitido através do uso de um número de telefone alternativo e um cartão SIM, ou de um telefone que permita o uso multi-SIM ou eSIM. É importante reforçar que no caso da Apple, o iPhone aceita um chip físico e outro virtual. Para ativar o recurso, é preciso ir até as configurações do WhatsApp, clicar na seta ao lado do nome do usuário e tocar em “Adicionar conta”.

6. Chats por voz no WhatsApp

Os chats por voz, recurso lançado em novembro, funcionam como um balão na conversa de grupo, no qual apenas os usuários que estejam disponíveis podem tocar para entrar. Isso muda a maneira como as ligações funcionam para todos os membros, pois quem não conseguir entrar na chamada de voz não será incomodado com o toque de ligação. O requisito é de que o grupo tenha no mínimo 33 membros. O balão na conversa fica na parte superior da interface do chat.

Chats de voz são implementados no WhatsApp de maneira criptografada — Foto: Reprodução/WABetaInfo

7. Códigos secretos

No fim do mês de novembro, o WhatsApp lançou os códigos secretos que bloqueiam conversas no app de mensagens. A ferramenta funciona a partir da criação de uma senha que precisa ser digitada na barra de pesquisa para liberar o acesso a uma conversa no app. Para quem já usa o bloqueio por impressão digital, Face ID, ou o recurso de conversas ocultas, a novidade representa uma camada extra de privacidade no mensageiro.

Recurso de código secreto pode contar com palavras ou emojis como senhas — Foto: Divulgação/WhatsApp
Sair da versão mobile