Adolescentes custodiados pelo ISE alcançam nota acima da média nacional na redação do Enem PPL

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira, 16, os resultados das notas do Enem para pessoas privadas de liberdade (PPL) 2023. Dois adolescentes sob cumprimento de medidas socioeducativas em meio fechado, custodiados pelo Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), obtiveram notas superiores à média nacional, de 641,6, na redação.

Nota de redação do socioeducando J.S. no Enem PPL 2023. Foto: Ascom ISE

O socioeducando J.S. destacou-se com uma impressionante pontuação de 920, próxima à nota máxima, de 1.000. Já R.M. alcançou 700 pontos. Também merecem destaque H.R., que atingiu 640, e M.P., que conquistou 620 pontos.

“Transformei um dos piores momentos da minha vida em um dos melhores, com grande esforço. Dediquei-me bastante, estudando dia e noite, na escola e no alojamento. Isso representa a realização de um sonho e é motivo de orgulho para minha mãe”, declarou J.S.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nos artigos 4º e 124º, assegura o direito à educação, estabelecendo que o poder público tem a responsabilidade prioritária de respeitar e garantir esse direito, mesmo em circunstâncias de privação de liberdade.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), as provas do Enem PPL foram aplicadas nas oito unidades do ISE no estado, com 45 participantes, nos dias 12 e 13 de dezembro. Em Rio Branco, a parceria com a SEE se faz por meio da Escola Darquinho.

“O sucesso obtido por nossos alunos é fruto de um trabalho árduo realizado pela equipe de professores da escola Darquinho, além do incentivo do governo do Estado, por meio do Pré-Enem Legal. Ficamos muito felizes com os resultados e cremos que a Educação é e sempre será o caminho para abertura de novos horizontes e realização de sonhos”, destacou Wagner Vasconcelos, gestor da Escola Darquinho.

Enem PPL 2023 foi aplicado nas oito unidades socioeducativas do estado. Foto: Julia Beatriz Couto

O Enem PPL tem a mesma estrutura da avaliação convencional, com 180 questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação.

“É significativo alcançar sucesso em um exame nacional, que busca oferecer, aos adolescentes em medidas socioeducativas, a perspectiva de transformação de vida por meio da educação. Como destacou Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que se pode utilizar para mudar o mundo”, afirma a gerente de Educação e Ações Sociopedagógicas do ISE, Vicência Maria Gomes.

Adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas durante aula. Foto: Elenilson Oliveira/Secom.

O presidente do ISE, Mário Cesar Freitas, parabenizou os adolescentes que participaram do Enem PPL e obtiveram excelentes resultados. “Acredito que o trabalho está sendo muito bem executado dentro das nossas unidades, pelos nossos servidores e também os da Secretaria de Educação, nossa grande parceira nessa área da educação”, finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost