O Instagram emitirá anúncios na tela do aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS) para adolescentes que passarem mais de dez minutos assistindo Reels ou usando as DMs no período da noite. O recurso “aviso noturno” faz parte das tentativas da Meta de facilitar o gerenciamento do tempo gasto na rede social por usuário mais jovens. A novidade se soma a outras funções desenvolvidas recentemente pela plataforma, como a supervisão parental, modo silencioso e “faça uma pausa”. A seguir, saiba mais sobre o recurso “avisos noturnos”.
A mensagem exibida na tela após o adolescente passar dez minutos no Instagram à noite sugere que o jovem faça uma pausa da rede social e o incentiva a sair do aplicativo durante o período que antecede a hora de dormir. “Está ficando tarde. Considere fechar o Instagram pelo resto da noite” mostra a notificação. Entre outros recursos voltados para o uso do aplicativo por adolescentes, estão as funções de supervisão parental, que permite os pais definirem limites de tempo diários ou pausas programadas para o filho navegar na rede social.
Já a ferramenta “Faça uma pausa” emite um aviso na tela incentivando o usuário a sair um pouco do Instagram e fazer outra coisa após o jovem navegar por um período específico na rede social. A mensagem traz opções de atividades, como ouvir uma música, fazer algo da lista de tarefas ou escrever sobre algo que está pensando. O jovem pode definir o tempo de navegação entre dez, 20 ou 30 minutos antes de receber o aviso.
Mais um recurso desenvolvido recentemente pela Meta é o “Modo Silencioso”. Com a função ativada, os adolescentes podem silenciar notificações e enviar respostas automáticas. Além disso, nos momentos em que não estiver disponível, uma mensagem indicando que ele está em modo silencioso é exibida no perfil do usuário, como em horários da lição de casa ou à noite.
Recursos de segurança para adolescentes no Instagram
A Meta anunciou também mudanças nas configurações de recomendação de conteúdo do Instagram e do Facebook para adolescentes. Usuários dessa faixa etária entram automaticamente na configuração de controle de conteúdo mais restritiva das redes sociais da empresa. O recurso evita que adolescentes encontrem conteúdos ou contas potencialmente sensíveis nas áreas Pesquisar e Explorar.
A Meta também não recomenda ao público adolescentes conteúdos sobre os temas suicídio, automutilação e transtornos alimentares. A empresa anunciou que em algumas semanas quando usuários dessa faixa etária procurarem por termos relacionados a esses temas terão os resultados ocultados e serão direcionados para recursos especializados de ajuda.
Por fim, a empresa enviará avisos aos adolescentes incentivando-os a alterarem as configurações da conta para a recomendada pelo aplicativo. Assim, a Meta consegue limitar quem pode repostar e marcar os conteúdos do usuário, assim como restringir quem pode mencionar a conta. A empresa também promete que apenas os seguidores da conta poderão enviar mensagens ao adolescente e ainda ajuda a ocultar comentários de cunho ofensivo.