Lapsha é uma cadela da raça borzoi que tem feito sucesso na internet por um motivo especial: ela tem o “maior focinho do mundo”. Segundo os tutores, que vivem no Canadá, o “nariz” da doguinha de 6 anos mede quase 30,5 centímetros.
Apesar de todo o charme, Lapsha passa por situações hilárias e atrapalhadas devido ao tamanho do focinho. A característica a deixa desajeitada, além de ajudar a bagunçar tudo por onde ela passa. Os tutores da borzoi compartilham o dia a dia do animal com quase 110 mil pessoas no Instagram.
Atualmente, o recorde mundial está com um borzoi da Virgínia, nos Estados Unidos. Eris, como foi apelidado, tem um focinho de 30 centímetros e ganhou fama durante a pandemia de Covid-19. Os tutores de Lapsha, entretanto, querem desafiar a marca, afirmando que o “nariz” da cadela ainda está em fase de crescimento.
A raça borzoi, que significa “rápido” em russo, é conhecida pela velocidade e por habilidades na caça, especialmente de lobos na Rússia. Por sua silhueta elegante, os cães dessa espécie estamparam por muitos anos as capas de revistas de moda, decoração e estilo de vida. Eles também são considerados os “galgos russos”.