ContilNet Notícias

Cidade do Acre realiza 1º campeonato de baladeira; vencedores levaram prêmio em dinheiro e troféu

Por Suene Almeida, ContilNet

Durante o último domingo (28), foi realizado em Rodrigues Alves o primeiro torneio de baladeira, também conhecido como estilingue, objeto que consiste em um cabo de madeira, com um elástico, utilizado em atividades de caça, pesca e camping.

A ação teve o intuito de resgatar a cultura do uso da baladeira/ Foto: Juruá Comunicação

O campeonato reuniu participantes de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e comunidades vizinhas e foi organizado pelo professor de educação física Léo Mello, com apoio da prefeitura de Rodrigues Alves.

O torneio aconteceu na ponte do Igarapé Grande, zona rural da cidade. Os competidores foram divididos em grupos de homens, mulheres e adolescentes. As premiações foram em dinheiro e troféu para os melhores baladeiros.

De acordo com o organizador do evento, a ação teve o intuito de resgatar a cultura do uso da baladeira.

“O evento tem como objetivo o fortalecimento da cultura da cidade, realizando uma competição com uma brincadeira que fez parte da infância de muita gente e está sendo extinta devido as tecnologias, as crianças de hoje em dia não sabe nem o que é baladeira, inclusive fui falar para minha filha de oito anos sobre a brincadeira e ela disse que não sabia, então a ideia principal é o resgate da cultura. Eu já tenho um projeto mente que envolve todas as brincadeiras né, peteca, pião, queda de braço e várias outras”, disse.

Sair da versão mobile