Com o grande volume de chuvas que caiu sobre Rio Branco, desde a tarde da última quarta-feira (3), os igarapés na capital apresentaram uma rápida subida, deixando a Defesa Civil em alerta.
Em 13 horas, Rio Branco acumulou 100 mm de chuvas, é o que diz o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Igarapé Batista em Rio Branco, imagem ilustrativa — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica
“A nossa preocupação hoje é com os igarapés, que estão com os níveis elevados. Aumentou muito, mas ainda está dentro da calha. A nossa preocupação é que temos previsão de mais chuvas para hoje. Temos previsão de chover entre 30 a 50 mm ainda hoje”, revela.
O acumulado de chuvas na capital pode chegar a 150mm nesta quinta-feira (4), levantando preocupação com possíveis enxurradas. “Lembrando que a grande enxurrada que tivemos, choveu 187 mm, então a gente está próximo desse número”, explica o secretário.
Segundo Cláudio Falcão, a Defesa Civil está em alerta desde o dia 20 de dezembro voltado para o risco de elevação súbita do Rio Acre e dos igarapés na capital.
“Estamos em alerta desde o dia 20 de dezembro, e principalmente em uma situação dessas, em que choveu a noite inteira e o acumulado de chuvas foi muito alto, elevando o nível dos igarapés”.
Ocorrências e nível do Rio Acre
Em conversa com o ContilNet, o secretário disse que até às 2h da madrugada foram realizadas vistorias e não houve registros de alagamento de residências. A Defesa Civil teve, ainda, algumas ocorrências de queda de árvore em comércios.
O nível do Rio Acre na medição desta quinta-feira (4) é de 6,43 metros, um aumento de 15 centímetros com relação à medição da tarde da última quarta-feira, quando o afluente marcou 6,28 m.
