ContilNet Notícias

Começou o ano eleitoral: saiba como está a disputa pela Prefeitura de Rio Branco

Por Matheus Mello, ContilNet

O ano de 2024 dá a largada para mais uma disputa eleitoral no país. Neste ano, os eleitores brasileiros irão às urnas para escolher novos prefeitos e vereadores. O prazo final para que os partidos montem suas chapas e escolham os nomes que serão colocados à escolha do eleitor, devem ocorrer nas convenções partidárias, que são realizadas no período entre 20 de julho e 5 de agosto de 2024.

Porém, algumas siglas já começaram a ser articular e definir seus caminhos para este ano. Em relação ao maior colégio eleitoral do Acre, a capital Rio Branco, o ContilNet fez um levantamento da situação política atual e apresenta quais os candidatos que já afirmaram que irão disputar o cargo de prefeito.

Bocalom, Marcus Alexandre, Alysson Bestene, Emerson Jarude e Jenilson Leite foram as figuras avaliadas/Foto: Reprodução

O Progressistas já definiu qual o candidato que irão escolher para disputar as eleições em 2024, e não é o atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que sonha em concorrer à reeleição pelo partido, que foi eleito em 2020. A sigla presidida pelo governador Gladson Cameli e pela deputada federal Socorro Neri, em reunião com filiados, aclamou o secretário de Governo, Alysson Bestene como pré-candidato a Prefeitura da capital e liberou Tião Bocalom para concorrer à reeleição por outro partido. Até o momento, fontes indicam que Bocalom pode escolher o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O atual secretário de Governo, Alysson Bestene é o candidato do governador Gladson Cameli a disputar a Prefeitura de Rio Branco. Ele foi aclamado pelo Progressistas em outubro de 2023 e tem o apoio da deputada Socorro Neri, presidente municipal do partido e da vice-governadora Mailza Assis.

O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, escolheu o MDB para disputar um 3 mandato na capital. Ele já foi prefeito pelo PT, por dois mandatos seguidos. Após deixar o partido do presidente Lula, siglas como o PSD e MDB disputaram a filiação de Marcus vislumbrando 2024. Ele tem o apoio de partidos de esquerda do Acre, como PCdoB, PV e PT.

Com a entrada de Marcus ao MDB, o deputado estadual Emerson Jarude deixou o partido e se filiou ao NOVO para disputar a Prefeitura de Rio Branco em 2024. Ele começa a trabalhar na pré-candidatura e busca fortalecer o partido no Acre. Jarude foi o deputado mais votado em Rio Branco nas eleições de 2022.

O PSB já oficializou a candidatura do ex-deputado Jenilson Leite na disputa pela Prefeitura de Rio Branco. Médico, ele tem o apoio do vice-presidente Geraldo Alkimin. Jenilson foi o segundo candidato mais bem votado em Rio Branco nas eleições de 2022.

O atual presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Minoru Kinpara, é mais um pré-candidato anunciado na corrida pela Prefeitura de Rio Branco. O PSDB, partido do também atual presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), sonha com a aclamação de Kinpara como o candidato oficial do Governo. Fontes disseram que após o anúncio do governador Gladson Cameli escolhendo Alysson Bestene como o seu candidato, Minoru recuou da candidatura. Ele, inclusive, chegou a ser convidado para coordenar a campanha de Bestene neste ano.

Sair da versão mobile