Desde a tarde da última quarta-feira (3) até o início desta quinta-feira (4), já havia chovido em Rio Branco cerca de 100 milímetros, o que corresponde a 33% da média esperada para todo o mês de janeiro na capital acreana.
A estimativa de chuvas para o primeiro mês de 2024 é de 286 mm, podendo serem dobradas, alerta o secretário de Defesa Civil de Rio Branco, Cláudio falcão.

Janeiro poderá ter chuvas acima da média/ Foto: Juan Diaz/ContilNet
“Nesse mês de janeiro nós temos previsão de chuvas para serem dobradas. Nós temos 280 mm em média para janeiro, podendo alcançar, inclusive, o dobro disso. E o dobro disso vai causar inundações, e enxurradas. Muito cuidado nesse momento e muita atenção. Qualquer emergência ligar para o 193.
De acordo com a previsão publicada no site O Tempo Aqui, do meteorologista Davi Friale, as chuvas intensas devem continuar pelo menos até o próximo sábado (6).
LEIA MAIS: Alerta: Inmet prevê temporais com ventos de até 100 km/h para o Acre; veja detalhes
“As chuvas vão continuar intensas em toda a região, pelo menos até o próximo sábado, dia 6, podendo causar sérios transtornos à população, como inundação de ruas e transbordamento de córregos e igarapés”, diz trecho da publicação.
Nesta quinta-feira a Defesa Civil de Rio Branco já se encontra em alerta em virtude da subida repentina dos igarapés na capital.
VEJA AQUI: Com acumulado de 100 mm de chuvas, nível dos igarapés sobem rapidamente na capital
O acumulado de chuvas na capital pode chegar a 150mm nesta quinta-feira (4), levantando preocupação com possíveis enxurradas. “Lembrando que a grande enxurrada que tivemos, choveu 187 mm, então a gente está próximo desse número”, explica Cláudio Falcão.
