Com apenas 17 anos, Endrick tem escrito uma história bonita no esporte mais admirado do mundo. Depois de uma ótima temporada em 2023, conquistando três títulos pelo Palmeiras (Campeonato Brasileiro, Supercopa e Campeonato Paulista) e convocado pela seleção brasileira principal, o jovem goleador já começou 2024 quebrando um novo recorde.
Em estudo feito pelo CIES Football Observatory, da Suíça, que leva em conta critérios científicos e estatísticos, Endrick aparece entre os 100 atletas mais valiosos do planeta, com um valor estimado em € 82,7 milhões (R$ 445 milhões). É a primeira vez que um jogador que atua em um time brasileiro integra o ranking. O atacante ficou 66º lugar e também é o único da lista que não joga na Europa.
“É marcante não somente para Endrick, mas para o futebol brasileiro também. Se trata de uma lista que se baseia em critérios objetivos, e não estimativas baseadas em impressões pessoais. Nesse ranking, Endrick é um dos cinco que não atuam nas cinco principais ligas europeias, o único que não atua na Europa, e o primeiro brasileiro da história, que ainda atuando no Brasil, aparece nela”, afirma Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa que faz a gestão da carreira de Endrick e de outros atletas, como Vini Jr., Lucas Paquetá e Gabriel Martinelli.
Em 2023, Endrick superou Neymar como atleta menor de 18 anos que marcou mais gols em uma única edição do Brasileirão. Pelo Palmeiras, o jogador fez 11 gols na campanha que terminou com título, sendo seis deles na reta final do torneio. Já o ex-atacante do Santos havia balançado as redes 10 vezes na edição de 2009.
Vendido ao Real Madrid desde 2022, Endrick deve se apresentar ao clube espanhol em julho de 2024, quando completar 18 anos.