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Energisa orienta sobre os direitos e deveres dos clientes em relação aos serviços de energia elétrica

Por Suene Almeida, ContilNet

Quando se trata da prestação de serviços essenciais, como o fornecimento de energia elétrica, por exemplo, entender os direitos e deveres do cliente é fundamental. Pensando nisso, a Energisa Acre esclarece a questão a seus consumidores.

A Energisa esclarece as principais dúvidas dos clientes/ Foto: Energisa

Saber apenas os contatos de emergência para acionar diante de uma eventual necessidade é importante, no entanto, é pouco diante da lista de orientações, direitos e deveres que cabem ao consumidor, é o que explica o coordenador de recebíveis da Energisa, Christian Gomes.

“A empresa tem suas obrigações, e o cliente também tem seus diretos e deveres. Um deles é a pontualidade do pagamento. Com relação aos diretos, temos a apresentação da conta de energia ao cliente, cinco dias antes do vencimento. Isso dá tempo para o consumidor se planejar”, ressalta.

Christian Gomes explica os principais direitos e deveres dos clientes/ Foto: ContilNet

O cliente energia também tem direito ao atendimento telefônico gratuito, 24 horas, todos os dias, para acionar a Energisa solicitando a solução de problemas emergenciais. Em caso de manutenção programada na rede elétrica, feita periodicamente pela distribuidora, com o intuito de melhorar o fornecimento de energia elétrica tem o direito de ser avisado com, no mínimo, 72 horas de antecedência.

“Nós oferecemos ao cliente, atendimento 24 horas pelo App, pelo site, e também pelo telefone. Esse é um direito do cliente que está muito ligado aos seus deveres. Por exemplo, se você faz o pagamento com pontualidade, a gente tem condições de reinvestir no sistema e melhorar para que não falte energia frequentemente”, enfatiza Christian.

Outros deveres dos clientes

Entre outros deveres dos consumidores está a atualização cadastral, a fim de que a Energisa tenha informações importantes como nome e documentos do titular da unidade consumidora, e-mail, telefone e número do celular. Essa alteração de dados cadastrais pode ser feita sem sair de casa, pelos canais digitais da Energisa., são eles: o aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android); pela Agência Virtual, disponível no endereço eletrônico www.energisa.com.br; ou pelo Call center 0800 647 7196.

Outro dever importante a ser seguido pelo cliente é informar sobre o aumento de carga em sua residência. Todos os consumidores, inclusive comércios e indústrias, precisam fazer a declaração de carga sempre que tiver alguma alteração de consumo de energia.

“Essa informação é relevante, pois a sua casa é atendida por um transformador que atende diversas outras unidades consumidoras. Quando você aumenta a carga da sua casa, aquele transformador pode ficar sobrecarregado, podendo gerar uma falta de energia elétrica. Por isso é importante comunicar, para que possamos redimensionar o consumo de energia na localidade”, informa o coordenador.

Para saber mais sobre seus direitos e deveres? Acesse www.energisa.com.br e clique em “Informações” e depois em “Seus Direitos e Deveres”.

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