Entenda como funciona ritual com cristais feito por Yasmin Brunet: ‘É tipo um microcomputador’
Por O Globo
Reprodução/Globoplay e Reprodução/YouTube
Yasmin Brunet está energizada. A modelo de 35 anos diz que voltou a alinhar os chakras — os centros de força do corpo, segundo a cultura hindu, iogue e estudos da teosofia e “conscienciologia” — desde que recebeu, na última terça-feira (30), uma tigela de cristal, em dinâmica no BBB 24. Na ocasião, todos os participantes do reality show foram surpreendidos com objetos de significado afetivo para eles, e enviados pela família de cada um.
Mas, afinal, como funciona o ritual com cristais realizado por Yasmin Brunet? De acordo com estudiosos e músicos que se definem como “terapeutas do som” — entre eles, Jonathan Goldman e Steven Halpern —, tigelas de cristal feitas a partir do pó do quartzo emitem vibrações curativas, capazes de ampliar o poder da mente.
“A tigela emite uma frequência que alinha os chakras, acalma e cura”, explicou Yasmin Brunet, aos colegas de confinamento. Para que o som seja reverberado por meio do instrumento — que tem valores até R$ 2,1 mil —, basta girar um bastão em torno da tigela. Simples assim.
“Na nossa experiência de vários anos tocando esse instrumento, nós observamos que a tigela traz um equilíbrio, uma calma e uma paz interior para a gente. Além disso, ela pode suavizar aquelas emoções mais intensas, clarear nossa mente e relaxar profundamente nosso corpo físico”, explica o especialista Luiz Pontes.
‘Tigela é boa para proteção’
O uso espiritual do quartzo ganhou popularidade na década de 1980, sobretudo nos Estados Unidos. Nos anos 1970, o cristal — que tem o silício entre seus principais componentes — passou a ser muitíssimo utilizado para fins tecnológicos e se tornou matéria-prima dos microcomputadores.
Nesse período, segundo documentação de estudos da chamada “conscienciologia”, alguns profissionais notaram que o cristal de quartzo emitia um som especial durante o manuseio desse material. Pronto, a partir daí a pedra passou a ser usada também em meditações. Adeptos da prática, como Yasmin Brunet, ressaltam que é possível programar o cristal, por meio da força da mente, para fins de proteção pessoal.
“Um quartzo normal, que é um cristal meio transparente, ele faz tudo basicamente. Você pode programar para te ajudar a meditar, a dormir… Qualquer coisa! Para programar a pedra, é só usar a intenção. Você põe a pedra na sua mão e realmente intenciona o que você quer que ela faça. E aí já vem! É tipo um microcomputador mesmo”, explicou Yasmin Brunet, em entrevista ao podcast Poccast, em 2023.