Mesmo com o ex-prefeito Marcus Alexandre filiado ao MDB e seus novos aliados dizendo que ele renega a sigla que o projetou e que agora representa o que há de mais novo na política, a executiva do PT em nível nacional ainda o lista como integrante da sigla. É o que revela neste domingo (21) o site Metrópoles, de Brasília, ao listar as regiões onde o PT dá como perdidas as eleições municipais deste ano.
De acordo com o site de notícias do Distrito Federal e que vem se expandindo para todo o país, as capitais da região Norte serão aquelas em que o PT não vislumbra chances de vitória, exceto no caso de Rio Branco, com Marcus Alexandre.
O PT já governou dois estados da região Norte (Pará, de 2007 a 2011, e Acre, de 1999 a 2019), mas não avançou e por isso perdeu espaço para o bolsonarismo. Em 2022, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva só ganhou em três dos nove estados da região Norte: Amazonas, Pará e Tocantins, e com margens bem apertadas.
Provém daí a pouca atenção eleitoral do petismo em relação ao Norte do país. Tanto é que o périplo do presidente Lula pelo país foi iniciado, na semana passada, pelos Estados da região Nordeste, e não há previsão de visitas ao Norte neste primeiro semestre do ano, muito menos ao Acre. Mas, ainda que Marcus Alexandre não tenha mais ligações formais com a sigla, a executiva nacional petista ainda lista o ex-prefeito como um dos seus homens de confiança na região.