Após a construção da ponte do Segundo Distrito de Sena Madureira, comandada pelo Governo do Acre, a população local vem endossando outra reivindicação importante: a revitalização do prédio de dois andares do colégio Instituto Santa Juliana, situado na Avenida Avelino Chaves, próximo à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
Há alguns anos, o prédio histórico foi desativado em razão de problemas graves em sua estrutura física. “Esse prédio faz parte da história de Sena Madureira e precisa ser recuperado o quanto antes”, comentou o autônomo Felipe Silva, residente no bairro da Vitória.
Recentemente, em entrevista cedida à imprensa, o chefe do departamento de patrimônio histórico e cultural do Governo do Acre, Ítalo Facundes, disse que o Estado não se encontra inerte diante da situação e que busca recursos para revitalizar o local. Segundo ele, a parte burocrática tem sido um entrave, visto que, se trata de uma propriedade particular.
“Tanto o colégio Santa Juliana quanto o Museu de Sena Madureira são bens de propriedade privada e o Estado só pode intervir mediante autorização do proprietário, informando que não tem condições financeiras realizar o serviço. Só assim o Estado pode aplicar recursos, o que não ocorreu até o momento. Mesmo assim, há um projeto concluído que foi feito entre 2020 e 2021, sendo desenvolvido pela antiga Sedur. O que deve haver é a captação de recursos, desde que comprovado que o proprietário não tem as condições de fazer a reforma. Em relação ao Museu, o departamento de patrimônio histórico desenvolveu um projeto para a captação de recursos junto ao PAC. Então, o Governo não está parado e trabalha também para vencer as questões burocráticas, visando revitalizar o prédio”, adiantou.
O colégio Instituto Santa Juliana foi fundado em setembro de 1922. Neste ano, portanto, estará celebrando 102 anos de existência em Sena Madureira.

