Grafiteiro de escola pública consegue 980 pontos na redação do Enem e fala sobre rotina de estudos

Augusto Barreto pretende cursar Física na Ufac

O aluno da escola pública Humberto Soares da Costa, Augusto Barreto da Silva, de 17 anos, conquistou uma das maiores notas na redação do Enem do ano passado ao atingir 980 pontos. As notas foram divulgadas nesta terça-feira (16) e já estão disponíveis na Página do Participante.

Augusto é grafiteiro e, durante o ano, afirma que a sua escola teve um papel fundamental na sua rotina de estudos. Para o ContilNet, o estudante detalha o seu processo de estudos para a prova:

“A minha escola tem um papel muito importante nisso, de me preparar para o exame. Há poucas semanas do Enem, foi isso basicamente, eu estudava na escola, eu estudava em casa e em alguns cursos também”, explicou.

Augusto tem 17 anos/Foto: Reprodução

Já sobre seu processo de escrita para a redação, Augusto revela que, além de sempre ler muito, criou seu o modelo de escrita juntamente com seu professor de português. Um modelo que se constrói a partir de três referências – uma de cada filósofo – e na “causa e consequência” dentro do sistema de quatro parágrafos.

Com sua maior nota, nas questões da prova, sendo na área de Ciências Humanas, Augusto vai para o caminho contrário e pretende cursar Física na universidade federal. Porém, depois de uma classificação tão alta, ele pretende abrir mais suas opções.

“No início demorou um pouco para aparecer a nota, o site do INEP estava bem congestionado, mas quando eu vi, fiquei muito feliz, dei pulos de alegria aqui em casa. Foi muito gratificante”, destacou.

Por fim, o aluno reflete sobre este momento e manda uma mensagem para os que ainda vão estudar e se submeter ao certame do ensino médio:

“Acho que não tem muito segredo! Basta se preparar e focar bastante nisso. Claro que envolve também renúncia de algumas coisas, eventos que você tem que deixar de ir, mas no final vale a pena.  Uma boa recompensa!”.

PUBLICIDADE