Para que a energia chegue as casas sem oscilações e com qualidade, a Energisa Acre realiza manutenções preventivas e corretivas na rede de energia. Esse serviço é chamado de manutenção programada.
Esses intervalos programados na distribuição de energia são regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e são serviços diferentes das interrupções provocadas por imprevistos causados por fortes chuvas ou abalroamento, por exemplo.
O coordenador de Proteção e Engenharia de Sistemas, Bruno Rodrigues, explica o procedimento executado para realização da manutenção programada.
“Com relação às manutenções, tem todo um procedimento. Primeiro um técnico vai em campo fazendo as inspeções, levantar os problemas da rede. Depois a gente informa o cliente, normalmente com 72 horas de antecedência. Essa informação é para que o cliente tenha tempo de se programar. Após a informação, nós realizamos desligamento programado para fazer manutenção da rede”, esclarece.
Esses intervalos programados na distribuição de energia são realizados com comunicação prévia aos clientes, por meio de avisos personalizados, como na rádio no site e no aplicativo da distribuidora (Energisa On), com data, horário previsto de início e fim, local e motivo pelo qual o desligamento está sendo realizado.
“Por isso é importante, inclusive, que os clientes estejam com o cadastro atualizado aqui com a gente, porque chega o SMS para o número que está cadastrado’, ressalta Bruno Rodrigues.
A manutenção programada dura em média quatro horas e, caso o cliente tenha algum impedimento para que o desligamento seja realizado naquele dia específico comunicado pela empresa, ele pode entrar em contato com a Energisa.
“O cliente pode estar entrando em contato com a gente e informar algum prejuízo. Informamos do desligamento 72 horas antes, justamente para que os clientes se programem, para que não ocorra esse prejuízo. Mas se for algo inadiável, o cliente pode estar entrando em contato com a gente por meio dos canais de atendimento e vamos analisar com o time que faz a programação se conseguimos colocar para uma outra data esse desligamento”, afirma o coordenador.
O consumidor pode contatar a Energisa por meio dos canais de atendimento da empresa, como o aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android); pela Agência Virtual, disponível no endereço eletrônico www.energisa.com.br; ou pelo Call center 0800 647 7196.