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Manutenção programada: entenda o que é o serviço realizado pela Energisa na rede elétrica do seu bairro

Por Suene Almeida, ContilNet

Para que a energia chegue as casas sem oscilações e com qualidade, a Energisa Acre realiza manutenções preventivas e corretivas na rede de energia. Esse serviço é chamado de manutenção programada.

Esses intervalos programados na distribuição de energia são regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e são serviços diferentes das interrupções provocadas por imprevistos causados por fortes chuvas ou abalroamento, por exemplo.

O desligamento programado é comunicado com 72 horas de antecedência/ Foto: Energisa

O coordenador de Proteção e Engenharia de Sistemas, Bruno Rodrigues, explica o procedimento executado para realização da manutenção programada.

“Com relação às manutenções, tem todo um procedimento. Primeiro um técnico vai em campo fazendo as inspeções, levantar os problemas da rede. Depois a gente informa o cliente, normalmente com 72 horas de antecedência. Essa informação é para que o cliente tenha tempo de se programar. Após a informação, nós realizamos desligamento programado para fazer manutenção da rede”, esclarece.

Os locais em que são realizados os serviços são devidamente sinalizados/ Foto? Energisa

Esses intervalos programados na distribuição de energia são realizados com comunicação prévia aos clientes, por meio de avisos personalizados, como na rádio no site e no aplicativo da distribuidora (Energisa On), com data, horário previsto de início e fim, local e motivo pelo qual o desligamento está sendo realizado.

“Por isso é importante, inclusive, que os clientes estejam com o cadastro atualizado aqui com a gente, porque chega o SMS para o número que está cadastrado’, ressalta Bruno Rodrigues.

A manutenção programada dura em média quatro horas e, caso o cliente tenha algum impedimento para que o desligamento seja realizado naquele dia específico comunicado pela empresa, ele pode entrar em contato com a Energisa.

“O cliente pode estar entrando em contato com a gente e informar algum prejuízo. Informamos do desligamento 72 horas antes, justamente para que os clientes se programem, para que não ocorra esse prejuízo. Mas se for algo inadiável, o cliente pode estar entrando em contato com a gente por meio dos canais de atendimento e vamos analisar com o time que faz a programação se conseguimos colocar para uma outra data esse desligamento”, afirma o coordenador.

O consumidor pode contatar a Energisa por meio dos canais de atendimento da empresa, como o aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android); pela Agência Virtual, disponível no endereço eletrônico www.energisa.com.br; ou pelo Call center 0800 647 7196.

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