Segundo uma investigação da NSF International, uma organização de saúde pública sem fins lucrativos, as máquinas de café podem albergar duas vezes mais bactérias do que as sanitas.
© Shutterstock
Porquê? Infelizmente, “o ambiente quente e húmido no interior de uma máquina de café cria um terreno ideal para a reprodução de microrganismos, incluindo bactérias, assim como bolores”, afirma Petya Holevich, especialista e supervisora de limpeza doméstica da Fantastic Services, citado na Ideal Home.
Leia Também: Livre-se das bactérias do tapete do rato. Limpe-o assim com frequência
Existe, no entanto, uma forma simples de evitar que isto aconteça. O quê? Limpar regularmente a máquina de café. Idealmente deve “lavar diariamente todas as peças amovíveis para minimizar a acumulação de resíduos”, aconselha Thea Whyte, especialista em máquinas de café da AO.com.
Quer fazer uma limpeza mais profunda? Passe “uma solução de água e vinagre branco na máquina de café, isto ajuda a descalcificar e a desinfetar os componentes internos”, acrescenta. Depois, “efetue alguns ciclos de água para remover qualquer resíduo de vinagre”.
