ContilNet Notícias

Marta recebe homenagem da Fifa e dará nome a prêmio no futebol feminino

Por O Globo

Marta foi homenageada na cerimônia do Fifa The Best, em Londres — Foto: Adrian DENNIS / AFP

Seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, Marta protagonizou um dos momentos mais especiais da premiação da Fifa The Best. Logo após Lionel Messi ser anunciado como melhor jogador pela oitava vez, a brasileira recebeu uma homenagem especial pelos seus feitos para o futebol feminino, seja dentro de campo, como também fora, com a luta pela igualdade para as mulheres no esporte e fora dele.

— É sempre difícil subir nesse palco e não se emocionar. Tive a oportunidade de ganhar o prêmio de melhor jogadora algumas vezes e é mais fácil de falar, porque você pode se basear no que fez na temporada. Sem dúvidas nenhuma isso aqui é mais especial e difícil de encontrar palavaras — introduziu Marta.

Aos 37 anos, Marta teve orgulho de dizer que, ainda em vida, pôde ser homenageada desta maneira — esta foi a primeira vez que isto aconteceu. A partir do ano que vem, a Fifa entregará o ‘Prêmio Marta’, dada a autora do gol mais bonito da temporada. Será, assim, a versão feminina do Puskás.

— Isso sem dúvida é uma grande motivação para que continuemos buscando evoluir, porque sempre há o que aprender, e num ano de Olimpíada, quem sabe jogar mais uma e depois ter as respostas se continuo ou não? Muito obrigado, meu coração é só gratidão — falou ela, que foi convocada recentemente para a seleção brasileira de Arthur Elias.

Além de agradecer pela homenagem, Marta também aproveitou a oportunidade para propagar uma mensagem no sentido de diminuir a desigualdade no futebol feminino e no mundo como um todo. Minutos antes, a seleção brasileira, representada por lendas que vestiram a amarelinha, venceu o prêmio de Fair Play por conta da camisa preta utilizada em homenagem a Vini Jr. e contra o racismo sofrido pelo atacante no futebol espanhol.

— Quero que, assim como estou enxergando essa homenagem, quero que todas as mulheres possam enxergar um futuro promissor, onde não sejam direcionado somente ao futebol, ao esporte, mas a qualquer atividade. Porque o que buscamos diariamente, através do que Deus nos direcionou a fazer, é buscar que o mundo seja melhor para todos, sem distinção. Buscar igualdade e respeito. Deixo aqui essa mensagem para todos que tem esse poder, de transmitir essa mensagem através daquilo que você faz: faça. Porque as próximas gerações vão agradecer — disse Marta.

Sair da versão mobile