Ícone do site ContilNet Notícias

Ministério da Saúde renova autorização para Acre continuar realizando transplante de fígado

Por Matheus Mello, ContilNet

Foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5), a renovação da autorização para que a Fundação Hospitalar do Acre siga com a realização de transplante de fígado no estado.

A portaria foi assinada pelo médico Helvécio Miranda Magalhães Júnior, Secretário de Atenção Especializada em Saúde (SAES) do Ministério da Saúde. O decreto levou em consideração a Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento.

Realização de cirurgia de transplante de fígado/Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Só em 2023, o Acre já havia realizado 17 transplantes de fígado. O programa de transplante hepático já existe na Fundhacre desde 2014, e já realizou quase 80 procedimentos que salvaram vidas.

O serviço de transplante da Fundhacre conta com acompanhamento no pré e pós-ambulatório; os pacientes que passam pelo procedimento cirúrgico são assistidos por uma equipe multiprofissional preparada.

O Acre é o único estado da Região Norte que realiza o serviço de transplante hepático, e o governo do Estado vem atuando no compromisso de manter o programa, atendendo a população local e de outros estados.

Entenda a logística

Para viabilizar o processo de captação e transplantes, é necessária a integração e envolvimento de uma equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO) vinculada à Central Estadual de Transplantes, com a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), que viabiliza a distribuição e logística para a chegada do órgão.

Fundação Hospitalar do Acre. Foto: Danna Anute/Fundhacre

Quando o órgão é de outro estado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza o transporte. Já a equipe da Fundhacre disponibiliza toda estrutura, assistência técnica, logística para equipe de transplantes e receptores dos órgãos, além de contar com um grupo cirúrgico com excelência em procedimentos desse porte.

Sair da versão mobile