O Nintendo Switch caminha para seu oitavo ano de vida em 2024. Por isso, pouco após a virada do ano, diversos jogadores questionam se ainda vale a pena adquirir o console após tanto tempo. O videogame, lançado originalmente em março de 2017, teve uma boa trajetória, e conta com uma vasta biblioteca de clássicos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Super Mario Odyssey.
Porém, o Nintendo Switch também apresenta algumas limitações, principalmente por conta da sua potência inferior em relação ao PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X e Xbox Series S. Então, para ajudar você a tomar essa decisão, separamos uma lista com três motivos pelos quais ainda vale a pena adquirir o console, e outros três para esperar por um novo modelo. Confira:
A favor
1. Boa biblioteca de jogos
Os sete primeiros anos do Nintendo Switch foram recheados com alguns jogos de altíssima qualidade e aclamados pela crítica, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Super Mario Odyssey, Super Smash Bros. Ultimate, Mario Kart 8 Deluxe, Metroid Prime Remastered, entre outros.
Mesmo quando já se acreditava que o videogame estava ultrapassado, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Super Mario Bros. Wonder e o remake de Super Mario RPG foram alguns dos games que foram destaque em 2023. A Nintendo ainda deve ter surpresas guardadas para 2024, mas mesmo que o console não recebesse mais nenhum título, sua biblioteca atual já seria o suficiente para comprá-lo.
2. Portabilidade
Uma das maiores vantagens do Nintendo Switch sobre os outros consoles é que ele pode ser jogado também como portátil. Apesar de ser um pouco menos potente que os concorrentes, o videogame tem essa capacidade única que permite jogá-lo sem precisar de TV ou fora de casa, com uma bateria que dura por até nove horas – dependendo do modelo e do game jogado.
Isso garante que o Nintendo Switch pode oferecer experiências de games mais atuais, como Hogwarts Legacy ou Doom Eternal, no conforto de sua cama. Ou até mesmo jogar partidas rápidas de títulos indies onde estiver.
3. Controles de movimento e multiplayer
Para usuários que sentem falta da época dos controles de movimento do Nintendo Wii, o Switch conta com controles de movimento em seus joysticks Joy-Con. Os controles são ideais para games que mexam com o corpo, como Just Dance 2023 e Fitness Boxing, além de jogos de tiro como Metroid Prime Remastered, no qual é necessário usar o giroscópio para mirar.
Outra vantagem dos Joy-Cons é que eles também permitem multiplayer fácil para duas pessoas usando apenas um par de joysticks, tornando o console apto para jogar partidas cooperativas ou competitivas a qualquer momento.
Contra
1. Rumores sobre novo modelo de Switch
Um ponto que tem preocupado jogadores interessados em adquirir um Nintendo Switch é a possibilidade de o videogame receber uma nova versão melhorada, um “Nintendo Switch Pro”, ou um sucessor, um “Nintendo Switch 2”.
Atualmente, há muitos rumores rondando a indústria de games sobre a existência de um novo modelo do Nintendo Switch, que será lançado ainda em 2024. Porém, com relatos conflitantes se será uma versão melhorada do modelo já existente ou, de fato, o próximo console da Nintendo. Caso esta possibilidade preocupe o usuário, vale a pena esperar até um anúncio oficial da empresa.
2. Hardware defasado
Vale a pena ressaltar que o hardware do Nintendo Switch, suas peças internas, já são bem antigas para o padrão do mercado, ou seja, estão ultrapassadas atualmente. Para jogadores que queiram jogá-lo em modo portátil ou em uma TV Full HD, o console ainda será bastante adequado e trará uma ótima experiência. No entanto, o Nintendo Switch não alcança altas resoluções para TVs 4K ou 8K, como o PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X são capazes.
3. Versões inferiores de alguns games
A questão do hardware também afeta alguns games do Nintendo Switch, que apesar de saírem no console, às vezes se tornam versões “injogáveis”. Hogwarts Legacy e Doom Eternal são alguns casos nos quais a conversão foi feita de forma satisfatória, porém Mortal Kombat 1, Batman: Arkham Knight e Apex Legends se destacaram negativamente pelos seus gráficos terríveis ou problemas de performance. Antes de adquirir uma versão de algum jogo famoso no console, é recomentado que o usuário cheque análises para saber o que esperar.