ContilNet Notícias

No Acre, criminosos usam nome e fotos de advogados para aplicar golpes em clientes no WhatsApp

Por Suene Almeida, ContilNet

Advogados acreanos têm relatado a reincidência de criminosos que têm utilizado nomes, fotos de profissionais e escritórios de advocacia de forma indevida para tentar aplicar golpes em clientes.

A situação não é nova. Segundo o advogado Leandro Martins, em conversa com a reportagem do ContilNet, essa não é a primeira vez que os estelionatários utilizam o nome de seu escritório, Martins & Pinheiro Advogados, que atua em Rio Branco nas áreas do Direto do Trabalho, Consumidor, Civil, Penal e Prevideciário, além de fotos de seu perfil para entrar em contato com seus clientes na tentativa de conseguir dinheiro. Assim como ele, vários advogados do estado têm relatado a situação.

Nome e fotos de vários advogados acreanos tem sido utilizados indevidamente/ Imagem: Ilustrativa

“Não sabemos como conseguem o contato dos nossos clientes. Pegam dados dos processos, como número, contato dos clientes e usam até processos arquivados. Eles pedem dinheiro para os clientes. Usam nossa foto nos perfis do WhatsApp. Não acontece só comigo. Está acontecendo com vários advogados acreanos”, relata.

O advogado conta que vários boletins já foram registrados, no entanto, o caso volta a se repetir e novamente seus clientes sofre tentativa de golpes utilizando seu nome.

Em nota, a Ordem dos Advogados Acreanos alerta a população sobre a onda de golpe utilizando o nome dos escritórios de advocacia e de advogados, como no caso de Leandro Martins, que esclarece não entrar em contato com seus clientes através de WhatsApp.

“O escritório do advogado Leandro Martins reforça ainda que o escritório em que atua não trata via WhatsApp sobre questões financeiras e desconhece totalmente o teor de tais mensagens e, por esta razão, elas devem ser ignoradas por qualquer pessoa que as receba, sendo considerada FRAUDE EM ANDAMENTO”, diz trecho da nota.

O advogado pede, ainda, que ao receber qualquer mensagem por meio de contatos que não sejam os oficiais de seus advogados, o cliente duvide da veracidade e busque imediatamente entrar em contato com seu advogado por meio dos meios de comunicação oficiais.

“Ao receber uma mensagem suspeita de um número diferente que esteja usando o nome e foto do advogado ou escritório, contate os números oficiais do profissional, um contato que já conheça. Busque ouvir a voz do advogado e não pague nenhum valor antes de ter certeza de que está tratando diretamente com o profissional”, ressaltou.

Confira a nota da OAB

“A Comissão de Segurança Institucional alerta a comunidade jurídica e a sociedade em geral que estão sendo transmitidas mensagens para a aplicação de golpes financeiros em nome do advogado Leandro Martins.

O escritório do advogado Leandro Martins reforça ainda que o escritório em que atua não trata via WhatsApp sobre questões financeiras e desconhece totalmente o teor de tais mensagens e, por esta razão, elas devem ser ignoradas por qualquer pessoa que as receba, sendo considerada FRAUDE EM ANDAMENTO.

Importante ressaltar que as mensagens trazem conteúdos críveis, já que apresentam dados como o nº. de inscrição do advogado e número de processo judicial, porém, devem ser completamente ignoradas e, em hipótese alguma, devem ser respondidas.

A Comissão de Segurança Pública e Institucional ressalta ainda que é importante que os clientes sempre se atentem ao número telefônico que envia a mensagem e desconsiderem contatos que não sejam os oficiais usados por seus advogados.”

Sair da versão mobile