Um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox) aponta que mais 80% dos motoristas profissionais do Acre ainda não renovaram o exame tecnológico. A renovação é obrigatória e a multa em caso de descumprimento é de R$ 1,4 mil.
O prazo para renovar o exame foi até o dia 28 de dezembro, no entanto, os condutores tem uma tolerância até o dia 28 de janeiro para realizar o exame. Aqueles que não renovarem serão automaticamente multados, assim como os que forem flagrados dirigindo. A falta do exame configura infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O motorista profissional também não poderá renovar a Carteira Nacional de Habilitação até que seja feito o exame com resultado negativo.
Ao todo, 8.494 motoristas acreanos necessitam comparecer a um dos laboratórios credenciados para refazer o exame. O teste é obrigatório para condutores profissionais das categorias C, D, e E.
O que é exame toxicológico?
É um teste que avalia de forma abrangente o consumo de drogas durante um período longo, atendendo a determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O exame tem alta eficácia para detectar substâncias psicoativas.
As substâncias detectadas em um exame toxicológico para motoristas são:
Anfetaminas (rebite);
Maconha e derivados;
Cocaína e derivados;
Ecstasy;
Morfina;
Codeína;
Opiáceos;
Metanfetamina.