O que é spyware? Saiba como se proteger em jogos online

Imagem de: O que é spyware? Saiba como se proteger em jogos online

Nexperts

Se tem uma coisa que o jogador não quer é se preocupar com problemas durante as partidas. Mas, o grande X da questão é que ninguém está imune a eles no ambiente digital.

Entre as várias ameaças que rondam a rotina de qualquer pessoa na web está o spyware.

O que é spyware? 

O spyware, como o próprio nome sugere, é um tipo de software espião usado por pessoas mal-intencionadas para, entre outras ações:

  • Coletar e roubar dados, como senhas, imagens, entre outros;
  • Enviar as informações coletadas sem o consentimento do usuário para terceiros;
  • Monitorar câmeras e teclas do teclado, para rastrear senhas e dados sensíveis digitados ou gravar as telas;
  • Sondar os hábitos de navegação e de uso de computadores, smartphones e de outros dispositivos com acesso à internet.

Essas são apenas algumas das ações feitas com o auxílio de um spyware para tirar proveito, inclusive financeiro, de alguém.

Sem perceber, a pessoa pode fazer o download de um software desse tipo ao clicar num link suspeito ou mesmo baixar programas de computador de origem desconhecida. Por isso, todo cuidado é pouco.

Qualquer pessoa, em qualquer contexto digital, pode vir a ser vítima de um spyware. E aqui destaca-se, ainda, aqueles que curtem jogos online. 

Como durante a jogatina, o usuário costuma estar focado, pode não se dar conta de que num segundo plano seus dados podem ser roubados.

Provavelmente, algum gamer já pode ter se deparado com situações em que inexplicavelmente a partida ficou lenta ou o jogo passou a “lagar”. É preciso, nesse caso, investigar o que está acontecendo, o que pode incluir a ação de um spyware. 

Getty Images/Reprodução

O que é spyware? É um tipo de software espião usado por agentes maliciosos para roubar dados sensíveis. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Já sabe o que é spyware? Confira 6 possíveis problemas gerados por ele 

Os seguintes danos podem acontecer ao usuário e/ou à máquina depois que um equipamento é infectado por um spyware:

1. Roubo de informações sensíveis, como dados de cartões de crédito, senhas de e-mail e de redes sociais, entre outras.

2. Ao acessar contas bancárias pelo dispositivo, o software também pode ser programado para desviar informações — e dinheiro! — para terceiros, que passam a monitorar suas movimentações financeiras.

3. “Sequestro” de funções do computador, impactando no desempenho do dispositivo, que passa a ficar lento e travado.

4. Aquecimento do hardware, que também gera danos graduais ao sistema, impossibilitando seu uso eficiente. 

5. Manipulação dos resultados obtidos ao digitar endereços nos navegadores, abrindo as indesejáveis pop-ups com conteúdos duvidosos.

6. Alteração da página inicial dos navegadores ou da própria área de trabalho, inclusive endereços fraudulentos ou ícones falsos para outros softwares com a função de prejudicar e seguir roubando informações de quem usa o equipamento.

Assim, suspeita que a máquina está funcionando de uma forma diferente da habitual? Vale se precaver para evitar que o momento de lazer e de trabalho se torne um desafio desagradável a ser resolvido com as dicas apresentadas a seguir. 

Como se proteger em jogos online? Descubra com 5 dicas

As dicas a seguir foram pensadas para quem usa equipamentos eletrônicos para jogar, mas nada impede que pessoas que os utilizem com outras finalidades, como trabalho, tirem proveito delas.

1.   Use um antivírus 

A primeira ação ao comprar um novo computador é ativar o antivírus, caso ele já esteja instalado, ou mesmo adquirir um. Isso evitará que, com o passar do tempo e do uso da máquina, o usuário acabe por infectar o dispositivo sem ao menos perceber. 

Apesar de existirem versões gratuitas na internet, lembre-se de que por vezes “o barato pode sair caro”. Então, considere a possibilidade de adquirir um programa pago e com eficácia comprovada.

Entre as opções de programas de segurança desse tipo está o antivírus Kaspersky. A versão Premium TotalSecurity oferece aos jogadores e demais usuários da máquina uma proteção completa, incluindo à privacidade online e de identidade.

2.   Invista em uma VPN para jogos 

VPN é a sigla para Virtual Private Network que significa, em linhas gerais, uma rede privada virtual com a proposta de proporcionar uma navegação anônima.

A VPN serve para estabelecer uma conexão segura entre a máquina em que se joga e o servidor que serve como base da partida. Dessa forma, ao adotar uma VPN para jogos, o usuário tem uma camada extra de proteção. 

Além de proporcionar maior segurança ao dispositivo e as informações que são transmitidas nele, uma VPN também tem a vantagem de evitar que as partidas fiquem lentas, o famoso “lag”.

3.   Fique alerta ao acessar sites e baixar programas

Vale se conscientizar ao acessar determinados endereços eletrônicos ou mesmo fazer downloads de jogos, entre outros softwares. Especialmente se o dispositivo é usado por mais pessoas.

Opte sempre por aqueles com origem confiável. Geralmente, as próprias apps stores dos sistemas operacionais orientam baixar apenas aplicativos recomendados, entre outros programas. 

Ao visitar sites, principalmente caso o objetivo seja realizar compras, apenas informe seus dados pessoais e bancários ou os dos cartões de crédito caso na barra de endereços do seu navegador apareça o ícone do cadeado. 

É a indicação de que o site em questão possui um certificado digital, como o SSL, que pode garantir a segurança da transação. 

Fonte: Getty Images/Divulgação

Além de um antivírus, usar uma VPN também oferece uma camada extra de segurança ao dispositivo durante as partidas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

4.   Proteja suas credenciais de acesso aos jogos 

Para além da dica habitual de nunca compartilhar suas senhas com outras pessoas, vale adotar medidas extras de segurança, como a autenticação em dois fatores.

Caso bata a dúvida na hora de criar uma senha segura ou até mesmo em como armazená-la de forma protegida, é possível contar com um gerenciador de senhas, que armazena e sincroniza os dados com segurança em dispositivos móveis e computadores. 

Existem outros programas que atuam para oferecer códigos numéricos que mudam em questão de segundos. É como se fosse uma senha adicional das contas, com o diferencial de não ser única, dificultando a ação de spywares e de agentes maliciosos em geral.

5.   Evite redes de internet compartilhadas 

Uma última dica que também é importante para garantir a segurança das partidas online, entre outras atividades feitas na internet, é evitar usar redes Wi-Fi públicas. No caso das privadas, mantenha sempre as senhas atualizadas e não as compartilhe com terceiros. 

Só use as conexões públicas em caso de extrema urgência. Isso porque elas podem ser monitoradas por pessoas mal intencionadas que conseguem, entre outras ações, invadir os dispositivos e prejudicar o usuário. 

Ao usar uma desse tipo, aposte em uma VPN para tornar sua conexão anônima, com todas as suas informações protegidas, como é o caso do endereço do IP que traz consigo a sua localização. 

Mantenha os seus dispositivos protegidos, seja em jogos online ou para fins de trabalho. Para tanto,  conte com um especialista em segurança digital em que você possa confiar. E a Kaspersky é referência no assunto.

PUBLICIDADE