ContilNet Notícias

PF deflagra operação em vários estados contra suspeitos de financiar atos de 8 de janeiro

Por Ascom

A Polícia Federal (PF) em Rondônia cumpriu, na manhã desta segunda-feira (8), um mandado de busca e apreensão, referente à Operação “Lesa Pátria”, no município de Cerejeiras/RO.

Um policial militar do município foi alvo da ação da PF. Dentro de um cofre na residência dele, os policiais encontraram sete armas de grosso calibres. Os armamentos estavam com documentos, mas foram apreendidos. O policial é acusado de financiar e fomentar os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.


A operação ocorre em vários estados do Brasil/Foto: Reprodução

Na ação foram apreendidas sete armas, todas registradas, uma espingarda de ar comprimido, 392 munições e duas caixas de pólvora com 1 kg cada, um celular.

A OPERAÇÃO

A operação ocorre em vários estados do Brasil e visa a identificação de participantes que financiaram e fomentaram os ataques do dia 8 de janeiro de 2023.

Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.

Para esta fase, foram expedidos pelo STF 47 mandados judiciais (46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva), nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação “Lesa Pátria” é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

Sair da versão mobile