O presidente Lula organizou nesta segunda-feira (8), data em que os atos de ataques à sede dos poderes em Brasília completam um ano, um evento que reuniu representantes das instituições do Judiciário, Executivo e Legislativo brasileiro, para repudiar os ataques antidemocráticos do 8 de janeiro.
Do Acre, o governador Gladson Cameli foi convidado, mas precisou negar o convite. Ele preferiu seguir em um evento na China, organizado pelo ex-governador de São Paulo, João Dória. A agenda havia sido marcada com antecedência. O governo do Acre não enviou um representante.
VEJA MAIS: Oito governadores de direita negam convite de Lula e não vão participar de ato do 8 de janeiro
Porém, outros nomes da política acreana participaram da cerimônia. É o caso do atual presidente da Apex Brasil, Jorge Viana. Nas redes sociais ele escreveu: “Bom que a democracia venceu a bárbarie”.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva também marcou presença no evento. Ela chegou acompanhada da ministra de Gestão, Esther Dweck.
O ex-deputado federal e atual assessor especial do Ministério da Educação, Léo de Brito, publicou uma foto participando do evento e escreveu: “Dia histórico. Comemoramos 1 ano que a democracia venceu o golpe”.
A atual diretora da ABDI, Pérpetua Almeida, ex-deputada federal do Acre, posou na cerimônia em Brasília ao lado do marido, o deputado estadual Edvaldo Magalhães.
“Um ano após a tentativa fracassada de ferir de morte a nossa democracia, que segue inabalável”, disse.