O prédio histórico onde funcionava um antigo e tradicional restaurante de Salvador desabou na manhã desta quinta-feira. Nas imagens de câmeras de segurança é possível ver que pessoas estavam circulando pelo local na hora do acidente. Vários saem correndo, e um homem fica parado assistindo o prédio ruir.
Prédio do antigo restaurante Colón desaba hoje no bairro do Comércio em Salvador. O restaurante funcionou por mais de um século, sendo inclusive cenário de obras de Jorge Amado. O descaso, a falta de manutenção, encerra tristemente mais um capítulo da nossa história. pic.twitter.com/b5sLwJZvNR
— andré (@andr67272991) January 25, 2024
A estrutura estava desocupada desde 2021, e já apresentava risco de desabar há algum tempo. Antes do incidente, a Defesa Civil já havia afirmado que ia escorar o prédio. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também entrou em cena para notificar os proprietários.
A construção, feita no século XIX, tem dois andares e um sótão, e é feita inteiramente de madeira, argamassa e tijolos. O prédio abrigou o Restaurante Colon por 107 anos, e foi interditado nesta quarta-feira pela Defesa Civil da capital baiana (Codesal).
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), por falta de manutenção, o prédio foi evacuado, em vistoria realizada no dia 28 de setembro de 2020, e o responsável pelo estabelecimento, aberto na época, foi notificado a suspender as atividades comerciais e evacuar o imóvel imediatamente.