Prefeitura lança novas tampas de bueiros que garantem mais segurança e limpeza à população

Bocalom disse que a cor das tampas, em branco e azul, não se trata de propaganda da Prefeitura e sim para diferenciar das cores da rua

A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), lançou, nesta terça-feira (30), um programa de reforma das tampas de drenagem para a segurança de pedestres. Trata-se de tampas em alvenaria com gradil em vergalhão para também impedir a passagem de resíduos.

Os novos bueiros foram lançados nesta terça-feira/Foto: Reprodução

Segundo o prefeito Tião Bocalom, serão implantadas pelo menos um mil tampas, de tamanhos diferentes. Aliás, essa foi uma das razões para que as tampas, popularmente conhecidas como “cata-bêbados”, fossem construídas pela própria Prefeitura, com recursos próprios.

Bocalom e o secretário Joabe Lira/Foto: Reprodução

“Fizemos a economia de algumas centenas de milhares de reais. Na sede da SMCCI, criamos uma verdadeira indústria para fazer essas tampas. Essas tampas também visam salvar vidas, para evitar que crianças e idosos caíssem dentro dos bueiros”, disse o secretário Joabe Lira.

De acordo com o prefeito, alguns bueiros foram instalados sem a tampa. “Era uma economia de dinheiro burra. Mas eu creio que a falta de tampa ou a falta de cuidados para recuperação das tampas, era falta de vontade”, acrescentou o prefeito Tião Bocalom.

Segundo o prefeito, em administrações passadas, o município recuperava uma tampa a cada vez que alguém reclama ou aconteciam tragédias.

A Prefeitura fez uma coletiva à imprensa nesta terça-feira/Foto: Reprodução

Bocalom disse que a cor das tampas, em branco e azul, não se trata de propaganda da Prefeitura e sim para diferenciar das cores da rua. “Isso evita que motoristas confundam as tampas com extensão das ruas”, disse Bocalom.

As ruas experimentais que vão receber as tampas são as estruturantes, como a Via Chico Mendes, Rua Minas Gerais, Campo Grande, Sobral e Rio de Janeiro. “Além de oferecer segurança, esse nosso projeto contribui com a beleza da nossa cidade. Isso vai enfeitar e não deixar entrar resíduos, como garrafas Peres, nos bueiros”, acrescentou Bocalom.

PUBLICIDADE