ContilNet Notícias

ProUni: inscrições estão abertas, com 400 mil vagas no ensino superior

Por Metrópoles

Deiviane Linhares/ Metrópoles

Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta segunda-feira (29/1), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), processo seletivo que oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em instituições particulares de ensino superior àqueles que nunca concluíram um curso de graduação.

Ao todo, o ProUni do primeiro semestre ofertará 403.711 vagas, sendo 306.908 bolsas integrais e 96.803 parciais (50%).

Os candidatos têm até quinta-feira (1º/2) para se inscrever: basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado do processo seletivo será divulgado em duas chamadas, sendo a primeira em 6 de fevereiro, e a segunda em 27 de fevereiro.

De acordo com o MEC, administração é o curso de graduação com o maior número de bolsas ofertadas nesta edição do programa, com 36.963. Na sequência, estão pedagogia (25.753), ciências contábeis (21.745) e direito (19.113).

Inscrições

O candidato poderá se inscrever nas bolsas integrais (caso a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo) ou parciais (caso a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos).

Confira as vagas aqui.

Cronograma 1/2024:

  • Inscrições: de 29 de janeiro a 1° de fevereiro
  • Resultados da 1ª chamada: 6 de fevereiro
  • Resultados da 2ª chamada: 27 de fevereiro
  • Lista de espera: manifestar interesse entre 14 e 15 de março
  • Resultado lista de espera: 18 de março

O que é o ProUni

Criado em 2004, o ProUni é um dos processos seletivos do Ministério da Educação que, a partir dos resultados da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), possibilita o ingresso de milhares de pessoas ao ensino superior.

O programa oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. Podem participar do ProUni estudantes sem diploma de nível superior.

Sair da versão mobile