Tetris completa 40 anos em 2024. Três vezes mais do que a idade de Willis Gibson, o adolescente norte-americano de 13 anos que se tornou o primeiro ser humano a “zerar” o Tetris, a ponto de travar a versão original do clássico game da Nintendo, alcançando o estágio máximo que a programação do jogo previa. Ele utilizou uma técnica inovadora que permitiu aumentar a velocidade de manipulação do joystick.
Morador de Stillwater, em Oklahoma, nos Estados Unidos, Willis começou a jogar Tetris aos 11 anos ao procurar, na web, algo que o entretivesse. Ele passou a usar o apelido “blue scuti”.
— Simplesmente chamou minha atenção. Foi assim que comecei. É principalmente um hobby para mim — contou o garoto, em uma entrevista ao jornal norte-americano Stillwater News Press, em novembro de 2023.
Menino prodígio
No mês anterior, outubro, Willis tinha chamado a atenção da comunidade de Tetris ao conquistar o 3º/4º lugar do Classic Tetris World Championship, recebendo o prêmio de US$ 1,35 mil (equivalentes a cerca de R$ 6,75 mil na cotação atual).
Ele era o mais novo dentre todos os competidores do evento, já se tornando conhecido pelo estilo agressivo e veloz de jogar.
— Eu acho que é porque, quando criança, você brinca de forma um pouco mais imprudente — comentou a mãe de Willis, Karin Cox, de 39 anos – a mesma idade que o Tetris tinha no ano passado.
Willis começou a competir já em 2021 e os primeiros campeonatos passaram a ser registrados em nome dele em 2022.
O adolescente contou ao jornal norte-americano The New York Times ter se interessado pelo Tetris devido à simplicidade do jogo.
— É fácil começar, mas é muito difícil dominá-lo — comentou o menino.
Assista ao vídeo do momento do recorde a partir de 38min28seg
Karin comprou para o filho uma versão de um console Nintendo chamado RetroN, que usa o mesmo hardware do console Nintendo original, de uma loja de penhores. Ela ainda adquiriu uma antiga televisão de tubo de raios catódicos.
Em uma semana normal, Willis relatou que joga cerca de 20 horas de Tetris, o que dá uma média de três horas diárias.
— Ele faz outras coisas além de jogar Tetris, então realmente não foi tão difícil dizer OK. Foi mais difícil encontrar uma antiga TV de tubo de raios catódicos do que dizer: ‘Sim, podemos fazer isso por um tempo’ — disse a mãe do adolescente.
Técnica inovadora
Willis é um prodígio do Tetris que emprega a técnica de “rolamento”, uma nova maneira de segurar e usar o joystick do Nintendo, popularizada em 2021.
Isso possibilitou que os jogadores aumentassem a velocidade de resposta às ações do game. No jeito anterior de jogar, era possível tocar no controle direcional 12 vezes por segundo. Com o “rolamento”, o jogador rola os dedos no botão direcional e empurra o joystick por baixo com os dedos da outra mão. É possível, assim, usar o botão direcional 20 vezes por segundo.
Travando o game
No competitivo de Tetris, o objetivo é superar a pontuação dos adversários em vez de permanecer mais tempo no jogo, o que Willis se dedicou a fazer para zerar o game.
No Tetris, uma série de blocos, de diferentes formas, desce na tela, com o jogador precisando manipulá-los para encaixá-los nos blocos debaixo, de modo a compor linhas dos mesmos tipos de blocos para eliminá-las, abrindo espaço para outras peças.
Na teoria, Tetris pode ser infinito, mas por anos o nível máximo considerado era o 29 – ponto em que os blocos desciam tão rapidamente que parecia impossível para um ser humano conseguir acomodá-los em tempo suficiente para evitar que as peças trancassem a tela por completo. Mais recentemente, jogadores passaram a desafiar esse limite e ir além, sabendo que há um momento em que o game trava, devido a uma limitação na programação da época.
Em 38 minutos em um jogo em 21 de dezembro do ano passado, Willis chegou ao nível 157 e colocou uma peça em um lugar em que excluiu uma linha de blocos, o que fez o jogo congelar. O adolescente travou o game, alcançando o máximo que a programação permitia. Somente a inteligência artificial havia chegado a esse ponto.
— Quando eu comecei a jogar, eu nunca esperei travar o jogo ou vencê-lo — escreveu Willis no canal do YouTube dele, onde possui 4,3 mil inscritos.
Willis dedicou a sua conquista histórica ao pai, que morreu no mês passado.
História do Tetris
Criado pelo engenheiro de software soviético Alexey Pajitnov, Tetris foi lançado para o Nintendo Entertainment System (NES) em 1989, tornando-se um clássico dos games. De acordo com a Tetris Company, o jogo já vendeu mais de 520 milhões de cópias pelo mundo, tornando-se um dos mais comercializados da história.
— Ao celebrarmos o 40º aniversário do Tetris neste ano, momentos como esses mostram verdadeiramente a paixão e a dedicação dos entusiastas do Tetris — disse a CEO da Tetris, Maya Rogers.
— Parabéns ao ‘blue scuti’ por alcançar esta conquista extraordinária, um feito que desafia todos os limites preconcebidos deste jogo lendário — acrescentou a executiva.