Sem internet e cursinhos, filhas de agricultores tiram mais de 900 pontos na redação do Enem

Alunas da escola Elvira Ferreira Gomes são, em sua maioria, filhas de agricultores

Cinco alunas da Escola Pública Elvira Ferreira Gomes, do munípio de Marechal Thaumaturgo, conseguiram o feito de obter mais de 900 pontos na redação da última edição do Enem. As notas, que já estão disponíveis na Página do Participante desde terça-feira (16), foram motivo de felicidade para todo o município que, até hoje, tem situação precária em relação à internet e à educação.

Escola fica localizada no município de Mâncio Lima/Reprodução

“Foi um momento de muito gratidão, porque nossa escola tem 600 alunos e todos são de classe média baixa, são filhos de agricultores. Aquela euforia deixou as alunas muito satisfeitas, é uma gratidão para gente saber que o nosso trabalho tá produzindo bons frutos”, afirma o diretor Celso Luiz da Silva Bezerra, 39, gestor da escola.

Segundo o diretor, por conta da dificuldade de acesso à internet da localidade, eram usados materiais didáticos da escola, e internet pelos satélites Starlink – da empresa do bilionário Elon Musk – e simulados do sistema gratuito online Farias Brito.

Em relação à rotina de estudos para a redação, que em 2023 teve como tema, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, especificamente, o diretor Celso afirma que a escola tinha um sistema exclusivo para os últimos anos voltado para a construção das dissertações:

“Nós, na escola, temos um planejamento nas terceiras séries sempre com esse foco, né? Os professores são orientados nos planejamento”.

A aluna Luana Bezerra, 17, que conquistou 920 pontos na redação falou sobre a sua experiência:

“É uma nota bastante alta e que requer muito esforço. Meu processo de estudo teve início no início de 2023. Eu sempre estudei muito. Tinha alguns momentos, onde era difícil conciliar os estudos, porque realmente é uma prova complicada e difícil. E são muitas coisas que você precisa estudar”.

Luana quer cursar direito e reflete sobre as dificuldades que passou durante o ano de 2023 falando sobre os seus percalços e medos para a prova. “Em alguns momentos é frustrante. Você sente que não está evoluindo, mas as notas demonstram o resultado positivo”.

O morador, Luiz Henrique Vieira da Silva, também demonstra felicidade para a vitória das meninas da escola, falando sobre como é uma vitória inteira para a cidade de Marechal Thaumaturgo:

“Para poder mostrar para a população que a nossa cidade está evoluindo no quesito de educação. Essa elevação do nível dos nossos alunos da cidade. Isso é muito satisfatório”.

Por fim, o diretor Celso, também compartilha seus pensamentos sobre esse momento que representa muita satisfação e a afirmação que a educação pode, sim, abrir portas para um futuro diferente, melhor para todos, onde quer que morem e a importância da manutenção desses espaços educativos:

“Nossa escola ainda é carente de muitos recursos pedagógicos de infraestrutura. Mas, queremos sempre dar o melhor para os alunos e essas notas que nossos alunos tiraram, nos enche de orgulho, nos motiva muito mais a trabalharmos com muito mais determinação, com muito mais responsabilidade para os próximos alunos”, finalizou.

Veja as alunas homenageadas pela escola:

PUBLICIDADE