Ícone do site ContilNet Notícias

Site que monitora o clima no país diz que Acre está na rota de tempestades com queda de raios

Por Tião Maia, ContilNet

Rio Branco, no Acre, está entre as capitais brasileiras para as quais o site Climpatempo, ligado ao Inmet (Instituto de Meteorologia), aponta para os riscos de chuvas fortes e até com riscos de queda de raios durante toda esta quarta-feira (3). As chuvas são decorrentes da formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, de sigla ZCAS, sobre o centro-norte do Brasil e a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste, uma grande quantidade de nuvens de chuva está se formando sobre o país, aponta o site que monitora as mudanças no clima no país.

Segundo o Climatempo, a chuva será forte em praticamente todos os estados brasileiros, incluindo áreas que estavam há meses sofrendo com a seca, como é o caso do Ace e outros estados da Amazônia.

Há também alertas de chuva moderada a forte nas capitais Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas, Belém, Macapá, Porto Velho, Salvador, Aracaju, São Luís e Teresina. Rio Branco faz parte da lista, aponta o Climatempo. Há, ainda, alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no sul e leste de Santa Catarina, no leste do Paraná, na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, leste e norte/nordeste de São Paulo, em Minas Gerais, interior do Rio de Janeiro, sul do Tocantins, Acre, Rondônia e centro- sul do Maranhão e do Piauí, oeste da Bahia e Vale do São Francisco, sertão de Pernambuco.

De acordo com o Climatempo, as áreas de instabilidade da ZCAS que estão sobre o interior do Brasil se juntam com uma frente fria que está na costa do Espírito Santo. Outras nuvens de chuva crescem no Sul por causa do calor e da umidade do ar elevada. A grande quantidade de nuvens e chuva evita que a temperatura do ar fique muito elevada.

O ar quente e úmido predomina sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas se formam sobre os três estados. Uma frente fria se afasta no mar, na altura da costa do Paraná. O ar segue abafado.

Na Grande Porto Alegre, na serra e no litoral do Rio Grande do Sul, na serra, no sul e litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no litoral do Paraná, o dia é com períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ser moderadas a fortes.
Nas demais áreas do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o sol aparece na maior parte do dia e algumas pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite.

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul permanecem atuando sobre grande parte da Região Sudeste. O estado de São Paulo não está sendo influenciado pela ZCAS, mas o calor e a umidade do ar elevada formam nuvens carregadas sobre o estado que provocam as pancadas de chuva.

Na Grande SP, no interior e no litoral paulista, no Sul de Minas e no Triângulo, o sol aparece na maior parte do dia, a nebulosidade aumenta com o calor e tem previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Pode chover forte em alguns locais.

Nas demais áreas de Minas Gerais, incluindo a Grande BH, nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o dia é com muitas nuvens, chove várias vezes e podem ocorrer alguns períodos com sol, sempre entre muitas nuvens.

Há risco de chuva forte em praticamente todo o Sudeste, exceto na região de Presidente Prudente (oeste de SP) e no extremo norte capixaba, ar abafado em todo o Sudeste.

Sair da versão mobile