Ao definir o tema específico relacionado à escrita de projetos de extensão que os alunos desejam explorar é possível utilizar, em casos específicos, determinado site para fazer trabalho escolar gratuito para formular o problema de pesquisa que projetos de TCC podem abordar. Que, por sua vez, pode trazer benefícios tais como:
- Revisão da Literatura: Realize uma revisão extensa da literatura sobre projetos de extensão, destacando teorias, modelos, e melhores práticas. E, explore como a escrita de projetos de extensão se encaixa no contexto acadêmico e na interação entre a universidade e a comunidade.
- Metodologia: Descreva como você conduzirá sua pesquisa. Isso pode incluir métodos de coleta de dados, amostragem, análise e instrumentos utilizados. E, explique por que a metodologia escolhida é apropriada para responder ao problema de pesquisa.
- Desenvolvimento do TCC: Divida o corpo do seu TCC em seções, abordando diferentes aspectos da escrita de projetos de extensão, como estrutura, conteúdo, avaliação, entre outros. Ao apresentar exemplos práticos de projetos de extensão e como a escrita desempenha um papel fundamental em sua execução.
- Análise dos Resultados: Se você conduziu pesquisas ou entrevistas, apresente e analise os resultados. Além de discutir como os resultados podem ser aplicados para melhorar a escrita de projetos de extensão.
- Conclusão e Recomendações: Resuma os principais pontos discutidos em seu TCC. Além de fazer as recomendações específicas para melhorar a escrita de projetos de extensão com base em sua pesquisa.
- Apêndices (se necessário): No momento em que é possível incluir qualquer material adicional, como questionários, entrevistas transcritas ou outros documentos relevantes.
- Revisão e Formatação: Revise cuidadosamente seu TCC para erros gramaticais e de ortografia. No momento em que os estudantes podem formatar o trabalho de acordo com as diretrizes da instituição e do programa de graduação.
Edição e padronização de projetos de extensão
A formatação de projetos de extensão pode variar ligeiramente dependendo das diretrizes da instituição ou financiador, mas geralmente segue um formato padrão ao seguir as normas da ABNT. Além do mais, é importante destacar a importância da edição do TCC, visto que é possível utilizar uma formatação limpa e profissional, com fonte e espaçamento consistentes.
Aqui está uma estrutura típica para a formatação de projetos de extensão:
- Página de Capa:
Título do projeto de extensão.
Nome da instituição ou organização.
Logotipo da instituição (se aplicável).
- Sumário (ou Índice): Lista das seções e subseções do projeto com suas respectivas páginas.
- Resumo (ou Sumário Executivo): Breve descrição do projeto de extensão, incluindo objetivo, público-alvo, metodologia e resultados esperados. Geralmente, deve ter de 100 a 250 palavras.
- Introdução: Apresentação do contexto do projeto de extensão. Declaração clara do problema ou necessidade a ser abordado. Objetivos do projeto. Justificativa para a realização do projeto.
- Fundamentação Teórica (ou Revisão da Literatura): Explanação dos conceitos teóricos relevantes para o projeto. Revisão da literatura existente relacionada ao tema do projeto.
- Metodologia: Descrição detalhada dos métodos que serão usados para realizar o projeto. Que, por sua vez, pode incluir determinadas informações sobre amostragem, coleta de dados, análise e avaliação. Cronograma de execução do projeto.
- Plano de Trabalho: Cronograma detalhado do projeto, destacando as etapas e prazos. Além da atribuição de responsabilidades, se o projeto for realizado em equipe.
- Orçamento: Descrição dos recursos financeiros necessários para a realização do projeto. Através do detalhamento dos gastos previstos.
- Resultados Esperados: Descrição dos resultados que você espera alcançar com o projeto. Indicadores de sucesso.
- Avaliação: Como o projeto será avaliado e como os resultados serão medidos. Critérios de avaliação.
- Anexos (se necessário): Inclua qualquer material adicional, como questionários, formulários de consentimento, gráficos, tabelas, fotos ou outros documentos relevantes.
- Formatação Geral: Use uma formatação limpa e profissional, com fonte e espaçamento consistentes. Além de também utilizar títulos e subtítulos para organizar o texto.