O deputado federal Silas Câmara (Republicano-AM), natural do Acre e marido da deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos-AC), teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por maioria de votos, sendo quatro votos a favor e dois contra. Câmara disse, por meio de nota, que vai recorrer contra a decisão ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
“A decisão foi formada por pequena maioria de votos e contrariou a posição anterior do próprio TRE-AM, que aprovou as contas do Deputado. A confiança na reversão do julgamento é total e o Deputado continuará no exercício pleno de suas responsabilidades enquanto aguarda a apreciação do caso em definitivo pela Justiça Eleitoral”, diz a nota assinada pel deputado.
Silas Câmara é acusado por gastos ilícitos de recursos financeiros de campanha eleitoral no ano de 2022. A representação foi feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
A votação aconteceu nesta quarta-feira (31), após pedido de vista do juiz Marcelo Vieira. O juiz relator do caso solicitou que os votos do deputado federal não fossem computados para fim de quociente eleitoral. Com os votos a favor, além de Silas, o deputado Adail Filho também do partido Republicanos, perde a vaga. E se confirmar as cassações no TSE, devem assumir as vagas os políticos Alfredo Nascimento (PL) e Pablo Oliva (União Brasil).
Quem é Silas Câmara?
É um pastor evangélico da igreja Assembleia de Deus, empresário e político nascido no Acre, mas com carreira política no Amazonas. Deputado federal pelo Amazonas estado há cinco mandatos consecutivos, desde 1999. Tem 61 anos de idade e é casado com a deputada federal Antônia Lúcia, que esteve envolvida recentemente em polemicas envolvendo familiares, acusada pelo sogro de seu filho, o deputado estadual Manuel Moraes (PP), de sequestrar as próprias netas.