Moradores de Rodrigues Alves continuam sofrendo com a travessia na balsa que liga o município a Cruzeiro do Sul, pelo Rio Juruá. Com a chegada do inverno, a travessia tem ficado cada vez mais complicada. Nesta quarta-feira (17), o movimento social Pró-Ponte publicou em suas redes sociais um vídeo em que um carro precisa ser empurrado por outras pessoas para conseguir sair do local da travessia.
Nas imagens, dois homens empurram um veículo, enquanto o motorista manobra para tentar enfrentar a lama formada em virtude das chuvas. Ao fundo, a voz de uma moradora fala sobre as dificuldades da travessia. “Essa é a minha luta diária. Todos os dias nessa luta”, diz. Veja o vídeo:
[fvplayer id=”1305″]
A página no Instagram do movimento Pró-Ponte já conta com 2.230 seguidores e mostra a luta dos moradores que utilizam a balsa diariamente em meio às dificuldades da travessia.
Atualmente, só é possível chegar a Cruzeiro do Sul por meio da balsa, ou pela rodovia AC-405, na qual é preciso enfrentar um trajeto de 44 km entre uma cidade e outra.
Os moradores reivindicam a construção da ponte sobre o Rio Juruá, ligando os dois municípios. O projeto da obra no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que investirá R$ 1,68 trilhão nos próximos anos, sendo que R$ 26,6 bilhões serão destinados ao Acre.
Há dois dias atrás, uma viatura da Polícia Civil ficou atolada ao descer da balsa e precisou ser puxada por um outro carro. A situação foi filmada e publicada na página do movimento. Assista: