Após condenação, Barcelona tira Daniel Alves da lista de lendas

Clube catalão retirou o nome do brasileiro após a condenação por estupro. Daniel atuou no Barcelona por oito anos

Imagem colorida de Daniel Alves com a camisa do Barcelona - Metrópoles

David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Barcelona decidiu remover o nome de Daniel Alves da lista de lendas do clube após a condenação do ex-jogador por estupro na Espanha. A sentença saiu na última semana, e o ex-lateral foi condenado a 4 anos e meio de prisão. Daniel estava na lista seleta de 102 jogadores históricos do clube culé.

A relação de jogadores considerados “lendários” pelo Barcelona leva em conta os atletas de maior destaque desde a fundação do clube, em 1899. Jordi Alba, Sergio Busquets e Gerard Piqué passaram, recentemente, a fazer parte da lista dos grandes ídolos do time catalão.

A diretoria do Barcelona esperou a condenação para tomar a decisão de retirar o brasileiro da lista. Antes, o Bahia tomou atitude semelhante. O Tricolor de Aço decidiu tirar a imagem do jogador revelado no clube de seu museu, após a condenação.

Daniel Alves fez parte de uma das gerações mais vitoriosas do clube ao atuar entre os anos de 2008 e 2016. Entre novembro de 2021 e julho de 2022, ele voltou a atuar com a camisa culé em uma passagem breve e sem destaque.

Com a camisa do Barcelona, Daniel Alves conquistou três edições de Champions League, três Mundial de Clubes da Fifa, além de garantir seis vezes o Campeonato Espanhol. Ele ainda foi cinco vezes campeão da Copa da Espanha pelo clube grená.

Preso preventivamente desde janeiro do ano passado, Daniel Alves foi condenado na última quinta-feira (22/2). A Justiça da Espanha declarou o brasileiro culpado por estuprar uma mulher no banheiro de uma boate em Barcelona, em dezembro de 2022.

PUBLICIDADE