Na manhã deste domingo (18), a Igreja Católica celebrou o encerramento da 38ª edição da Caminhada Penitencial, um evento tradicional que ocorre anualmente no primeiro sábado após o Carnaval. Sob a liderança dos Freis Zezinho Rosa, Jeremias e Moisés Valério, aproximadamente 600 fiéis participaram do percurso que durou toda a noite, marcando o maior público da história do evento, de acordo com a organização, em Sena Madureira (AC).
A jornada teve início às 18 horas de sábado, com uma Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Desta vez, o roteiro incluiu a comunidade de Santa Inês, no bairro Niterói, no Segundo Distrito, ampliando a abrangência da caminhada.
Um momento marcante foi a travessia do rio Iaco pela ponte Padre Paolino, proporcionando aos participantes uma experiência de recordação ao Padre que foi lider espiritual por mais de 50 anos em Sena. O percurso também contemplou diversas capelas (templos) da cidade, passando pelos bairros Pista, Vitória, Bosque, São Felipe, Cristo Libertador, Eugênio Areal, Jorge Alves, Ana Vieira, Bom Sucesso, Cidade Nova, e Vila Militar.
À uma 1h15 da manhã, os fiéis saíram da igreja de Santa Cruz, no Cristo Libertador, cruzando a BR-364, em direção à comunidade do bairro Eugênio Augusto Areal. O evento, que teve início em 1986, completou 38 anos de peregrinação. Gilberto Monteiro, expressou sua gratidão a Deus por mais uma missão cumprida ao concluir o percurso.
A participação expressiva da comunidade cristã tornou esta edição da Caminhada Penitencial um grande sucesso, reforçando a tradição e a fé que permeiam esse evento anual.