Antes mesmo do início da primeira sessão do ano legislativo de 2024, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), aprovados nos concursos da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ocupam a galeria da casa exigindo convocação.
Os integrantes do cadastro reserva da Polícia Civil exigem, além da convocação, a prorrogação do prazo do concurso, que vende no dia 20 fevereiro.
Os aprovados no concurso da Sesacre exigem a convocação do restante das vagas previstas no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), que são 25. Atualmente, apenas 14 estão preenchidas.
A primeira sessão ordinária deve ter a presença do governador Gladson Cameli, que fará a leitura da mensagem governamental no plenário da Casa, marcada para às 10h. Além disso, a vice-governadora Mailza Assis também deverá participar da cerimônia.
Esse será o segundo ano da legislatura do quadriênio de 2023-2027. A cerimônia será presidida pelo deputado estadual Luiz Gonzaga, que preside a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.