Durante uma discussão no “BBB 24” na madrugada desta quinta-feira (1º), o participante Davi usou um termo que resultou em uma dúvida dentro e fora da casa: o que é “calabreso”?
“Calabreso, calabreso”, disse Davi a Lucas Henrique enquanto gesticulava com as mãos, abrindo e fechando as pontas dos dedos. Lucas Henrique virou as costas e respondeu: “Você é moleque”.
Foi, então, que outros participantes procuraram o brother, mas Davi não conseguiu dar uma explicação em detalhes sobre o significado do termo. Na casa, isso gerou dúvida, o que fez alguns confinados questionarem sobre a possibilidade de ser uma ofensa gordofóbica.
“Eu só queria saber o que é ‘calabreso'”, disse Leidy Ellin. “‘Calabreso’, o que é ‘calabreso’? Calabresa, só que com ó: ‘calabreso'”, disse Davi.
A mesma pergunta fez o termo “calabreso” virar, fora da casa, um dos mais comentados na rede social X durante a manhã desta quinta-feira (1º).
“Calabreso” não tem exatamente um significado bem definido. Trata-se de um termo usado pelo humorista Toninho Tornado, que faz esquetes de humor ao estilo câmera escondida.
Para brincar e provocar pessoas na rua, Toninho costuma mudar a última sílaba terminada em “a” de uma determinada palavra para “o”. “Caldo de cano”, “salado de fruto” e “Diademo” são mais alguns exemplos dos termos usados por Toninho.
“Tudo bem aí, Caraguatatubo?”, disse Toninho em um dos seus vídeos ao abordar uma pessoa na rua e trocar a última letra de “Caraguatatuba”.
O humorista também aborda as pessoas com nomes de famosos, mas ao seu estilo próprio — como “Ludmillo”, “Iveto Sangalo” e “Neymaro”, só para citar alguns.
Após a repercussão sobre o significado do termo viralizar, Toninho Tornado fez um “´pronunciamento oficial”.
“O ‘calabreso’ é meu bordão, gente. Para, calma. É um jeito carinhoso”, disse Toninho Tornado em vídeo divulgado nas redes sociais.
Lembra do ‘basculho’?
O termo fez as redes sociais lembrarem de outra briga no BBB, mas na edição de 2021. Na época, ao discutir com Pocah, o pernambucano Gil do Vigor disse “eu não vim do lixo para perder para basculho”.
A cantora carioca não entendeu a gíria, e o caso viralizou nas redes sociais.
Na época, Fernanda Bérgamo, professora de redação e colunista da CBN Recife, explicou que a expressão é um regionalismo antigo.
“Basculho é resto, aquilo que todo mundo despreza. Fica abaixo do lixo, porque do lixo você aproveita muita coisa. O basculho não presta para nada. Foi uma forma dele demonstrar o desprezo por Pocah”, afirmou a professora.