Pela segunda vez, os bairros Leonardo Barbosa e 28 de Maio ficaram isolados do restante da cidade de Brasiléia devido à cheia do Rio Acre.
Imagens que circulam na internet alertam para um possível rompimento da rua que dá acesso aos bairros. Caso isso aconteça, a região, que tem 44 hectares pode passar a fazer parte da Bolívia.
A primeira situação aconteceu em 2015, na segunda maior cheia do Rio Acre no município, quando chegou a marca de 15,55 metros. Neste ano, a enchente que assola Brasiléia já é a maior da história da cidade, alcançando a marca dos 15,56 metros, conforme medição feita ao meio dia.
Em conversa com o ContilNet, a assessoria da prefeitura do município não confirmou o rompimento da rua, no entanto, afirmou que há um grande risco de ter acontecido, em virtude da força das águas.
A Defesa Civil foi até o local verificar a situação, no entanto, com o alto volume de água não possível identificar se houve rompimento e qual a dimensão da ruptura, caso tenha acontecido.
VEJA O VÍDEO:
O local possui uma área equivalente a 66 campos de futebol e o risco da região se afastar do restante da cidade já é conhecido desde a grande enchente em Brasileia, ocorrida em 2012.
A situação foi informada para Agência Nacional de Águas (ANA), para Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e para o Itamaraty, no entanto, nenhuma ação para impedir uma nova ocorrência do tipo foi adotada.