Como conhecer Madrid gastando pouco

Aqui vão algumas dicas para você começar o seu planejamento

Reprodução

Madrid é uma cidade rica em história e cultura que com certeza vale estar na lista de viagens de qualquer pessoa. Porém, em épocas de alta do euro e desvalorização do real, pode surgir a dúvida: é possível conhecer a capital espanhola sem gastar muito? Sim, é possível! Aqui vão algumas dicas para você começar o seu planejamento.

Em que época ir

Passagem para Madrid por um bom preço pode ser encontrada o ano todo. Mas já que estamos falando em economizar, evite o verão. Os meses de junho a setembro compreendem a alta estação em Madrid. Uma boa época para ir seria no inverno, entre os meses de dezembro a fevereiro. Portanto, não deixe de colocar um casaco na mala, pois as temperaturas podem chegar a 4 °C.

Onde ficar

Reservar com antecedência normalmente ajuda muito a economizar, pois as hospedagens com bom custo x benefício costumam se esgotar rapidamente. Se procurar na região fora da zona turística de Madrid vai encontrar bons preços.

Caso encontre alguma opção próxima de uma estação de metrô, a distância não vai atrapalhar porque poderá usar o transporte público, que é muito eficiente em Madrid.

A escolha da hospedagem irá depender do quanto você está disposto a economizar. Hotéis e pousadas oferecem quartos com banheiros privativos com estrutura que varia para cada local.

O hostel, ou albergue, é uma excelente opção para quem quer economizar muito. Apesar de haver no Brasil um certo preconceito em torno do hostel, eles são muito comuns na Europa e podem oferecer uma oportunidade para fazer novas amizades.

Há opção de quartos e banheiros compartilhados com uma boa localização por cerca de 40 euros a diária. Caso tenha preferência por privacidade, há também a opção de quartos com banheiros privativos. Porém, essas costumam se esgotar rapidamente.

Outra opção seria alugar algum espaço pelo Airbnb. Isso poderia ajudar a economizar na alimentação, já que poderia cozinhar no local.

Comer gastando pouco

A gastronomia em Madrid é muito famosa e garante uma comida deliciosa. Na hora de escolher onde comer, evitar os restaurantes próximos a pontos turísticos e procurar saber onde os madrilenhos comem seria a primeira dica.

Muitos restaurantes oferecem o menú del día, que se assemelha ao nosso prato feito só que mais completo. O menú del día inclui entrada, prato principal, sobremesa e uma bebida por um preço específico que varia de 10 a 18 euros e não precisa se preocupar com a gorjeta, pois eles normalmente não esperam que seja dada.

Tapas são uma boa opção de refeição e podem ser encontradas por bons preços. Muitos restaurantes na cidade, como o Entre Cárceres e Badajoz, oferecem tapas gratuitas com a compra de uma bebida. Cerveja e bom vinho costumam ser baratos em Madrid, então procurar uma oferta como esta, pode ser uma boa escolha para beber e comer tapas economizando.

Os restaurantes cobram taxas pelo uso da mesa, então beber ou comer no balcão será sempre mais barato. Caso queira fugir dessas taxas, há as opções das comidas de rua ou fazer compras no supermercado. Se estiver em um hostel ou airbnb equipado com cozinha, poderá preparar sua própria refeição.

O que fazer

A maioria dos passeios em Madrid são gratuitos ou com ingressos acessíveis. Algumas das opções são: andar pela Gran Vía apreciando a arquitetura, visitar a Plaza Mayor, Parque do Retiro ou a Plaza de la Puerta del Sol, onde está o monumento símbolo da cidade “El Oso y El Madroño”.

Alguns museus costumam ter visitações gratuitas em dias específicos. Vale a pena consultar pela internet como é o funcionamento de cada um. Outra atração gratuita é assistir à troca da guarda real que ocorre na Puerta del Principe.

O evento acontece todas às quartas e sábados das 11h às 14h, mas pode ser confirmado sempre no site oficial do palácio. Caso queira fazer passeios pagos, como visitar o estádio do Real Madrid, uma dica para economizar seria comprar os ingressos antecipados pela internet. Desta forma, pode-se garantir a entrada mesmo em dias movimentados, além de evitar as filas ganhando tempo.

Resumindo, Madrid oferece uma rica experiência cultural e histórica, acessível mesmo para os viajantes com orçamento limitado. Com um pouco de planejamento e criatividade, é possível desfrutar plenamente de tudo o que esta cidade vibrante tem a oferecer, mesmo com um orçamento modesto. Portanto, não deixe de explorar Madrid e suas maravilhas, tendo assim uma experiência enriquecedora e memorável sem gastar muito.

PUBLICIDADE