Ícone do site ContilNet Notícias

Como uma Inteligência Artificial conversa com humanos?

Por Tec Mundo

Reprodução

Seja em sites de serviços ou ainda nas mensagens diretas em redes sociais de marcas, não é incomum notar que diversas empresas são auxiliadas online por chats comandados por robôs que interagem com os clientes. Mas, como uma inteligência artificial conversa com humanos e gera respostas específicas para as demandas de quem está do outro lado da tela?

Indo na contramão das já tradicionais mensagens automáticas geradas pelos chatbots, a Inteligência Artificial Conversacional aparece para melhorar as interações entre humanos e máquinas de uma forma que atenda diferentes requisições. Isso ocorre porque a IA Conversacional vai muito além dos chatbots, já que consegue se assemelhar as interações humanas e, assim, pode ajudar os usuários de forma muito mais específica e aproximada.

Confira a seguir como funciona essa inteligência e por que esse tipo de tecnologia deve se tornar cada vez mais popular.

Como funciona a Inteligência Artificial Conversacional?

Como uma inteligência artificial conversa com humanos? Por meio da IA Conversacional! (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A IA Conversacional opera por meio de uma aplicação que recebe dados de um ser humano e vai aprendendo a partir dessas interações. Isso costuma ser feito pela entrada de palavras faladas ou escritas.

Esta tecnologia opera a partir de três princípios tecnológicos:

Qual a vantagem da Inteligência Artificial Conversacional?

As conversas inteligentes agilizam processos e facilitam a interação com diferentes usuários. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Existe um movimento no mercado em que empresas estão concentrando seus investimentos em IA Conversacional ao invés dos chatbots mais convencionais. E a razão é bem simples: a IA Conversacional traz melhores resultados aos seus clientes, no que diz respeito à interação e atendimento às expectativas deles.

Basicamente, os chatbots são projetados para interagir com humanos a partir de um conjunto muito específico de parâmetros. Por conta disso, eles têm limitações para entender a linguagem natural e o contexto, e só conseguem responder se certos comandos ou palavras-chave forem acionados.

Por outro lado, a IA Conversacional apresenta uma tecnologia mais avançada. Ela consegue entender melhor a complexidade da conversação humana, fornecendo, assim, diálogos mais dinâmicos e em tempo real. Ela também aprende com as interações feitas no passado e segue aprimorando constantemente a sua compreensão da linguagem.

Sair da versão mobile