ContilNet Notícias

Como usar o MSN hoje? Conheça o MSN Escargot e veja se é seguro

Por Tech Tudo

Como usar o MSN hoje? Conheça o MSN Escargot e veja se é seguro — Foto: Reprodução/Malavida

É possível matar a saudade do MSN Messenger em 2024 por meio MSN Escargot, uma versão não oficial do aplicativo criada por fãs. Nas últimas semanas, o antigo mensageiro da Microsoft viralizou nas redes sociais com uma postagem feita pela influencer Anna Carolina Davila, conhecida como “A menina dos anos 2000”. A produtora de conteúdo ativou a nostalgia em seus seguidores ao conseguir acessar o app de mensagens em um notebook antigo. No entanto, a ferramenta usada pela produtora de conteúdo não é o verdadeiro MSN, que encerrou as atividades em 2014, e sim o programa criado por desenvolvedores independentes.

O MSN Escargot reproduz as funções originais do MSN Messenger — que depois virou Windows Live Messenger —, incluindo a de chamar atenção e os “winks” animados. A seguir, conheça tudo sobre a versão modificada do mensageiro da Microsoft.

Como usar o MSN hoje? Conheça o MSN Escargot e veja se é seguro — Foto: Reprodução/Malavida

Como usar o MSN hoje? Conheça o MSN Escargot e veja se é seguro — Foto: Reprodução/Malavida

O MSN Escargot é seguro?

Antes de aprender como instalar e usar o MSN Escargot, é importante ter em mente que esta não é uma ferramenta oficial. Como dito anteriormente, o MSN Messenger foi descontinuado pela Microsoft em 2014. Para utilizá-lo em 2024, é preciso instalar o programa disponibilizado pela Escargot e, em seguida, um patch que redireciona o usuário para um novo servidor.

TechTudo não identificou nenhum malware relacionado ao aplicativo, mas, mesmo assim, não é possível garantir que o MSN Escargot seja totalmente seguro, já que ele não é uma ferramenta oficial. Logo, é importante ter um antivírus instalado e atualizado. Também é importante evitar o compartilhamento de senhas ou outras informações sensíveis nos chats, já que não tem como saber se as conversas são monitoradas por terceiros.

Como instalar e usar o MSN Escargot

Passo 1. Acesse o site “https://escargot.chat/”, sem aspas, e clique em “Register” no topo da tela;

Antes de instalar o MSN Escargot, é preciso se registrar no site. — Foto: Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

Passo 2. Escolha o tipo de conta que deseja criar. Para o MSN, selecione “Screenname”. Em seguida, insira sua data de nascimento no local indicado e clique em “Continue”;

Escolha a opção “Srcreenname” e insira sua data de nascimento. — Foto: Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

Passo 3. Em “Screenname”, insira um nome de usuário que será usado para fazer o login e para que outros usuários possam te encontrar. Vale ressaltar que não é possível resgatar uma conta antiga do MSN, é preciso criar uma nova. Em seguida, insira seu e-mail e crie uma senha;

Crie seu nome de usuário e informe seu e-mail e senha. — Foto: Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

Passo 4. Ainda na mesma página, marque a caixinha “I want a separate display name” caso queira impedir que seu nome de usuário seja exibido em fóruns ou outras partes públicas do site. Em seguida, escolha outro nome de usuário para ser exibido publicamente. Marque a box “I agree to the Terms of Service” para aceitar os termos de uso e clique em “Sou humano”. Após responder o captcha, clique em “Register”;

É possível criar um segundo nome de usuário para ser usado publicamente no site. — Foto: Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

Passo 5. Depois de criar sua conta, clique em “Download” no topo da tela. Em “Clients”, selecione “MSN/Windows Live Messenger”;

Clique na aba “download” para baixar o programa. — Foto: Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

Passo 6. Escolha o idioma do aplicativo. É possível baixar a ferramenta em Português brasileiro e em outras 47 línguas.

O Escargot disponibiliza diversas opções de idioma, incluindo PT/Br. — Foto: Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

Passo 7. Escolha a versão do MSN Messenger que deseja instalar. Nesse tutorial, usamos a versão recomendada, indicada pelo botão verde. O arquivo será baixado como um arquivo de WinRAR (.rar). Será preciso descompactá-lo antes da instalação.

Baixe a versão desejada do MSN Messenger. — Foto: Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

Passo 8. Abra o arquivo executável (.exe) e clique em “Install”. Após o fim do processo de instalação, é importante desmarcar a caixinha que diz “Launch Windows Live Messenger 2009”.

Instale o MSN e desmarque a opção abrir automaticamente. — Foto: Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

Passo 9. Instale o patch do Escargot clicando no arquivo “RUN_AFTER_INSTALL”. Por fim, abra o aplicativo do MSN instalado, faça o login com seu nome de usuário e senha e clique em “Entrar”.

Depois de instalar o patch, entre no MSN com seu login e senha cadastrados. — Foto: Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

O MSN vai voltar?

O MSN Messenger, que depois virou Windows Live Messenger, foi descontinuado em 2014. Na época, a Microsoft apostava no Skype como o grande mensageiro da empresa e, portanto, não via sentido em continuar investindo em outro software. Não há nenhum indício de que o MSN pode voltar. O MSN Escargot é apenas uma recriação feita por fãs do aplicativo.

Sair da versão mobile