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Concurso: Caixa publica edital com salários entre R$ 3.762 e R$ 14.915

Por Direção Concursos

caixa econômica

Foto: Marcelo Camargos/Agência Brasil

SAIU! Está publicado o novo edital do concurso Caixa para o provimento de 4.050 vagas de níveis médio e superior de formação. O salário inicial do aprovado será de até R$ 14.915,00.

Veja, abaixo, as principais informações:

Concurso Caixa: navegue pelo índice

Cargos e vagas do Concurso Caixa

O concurso Caixa será destinado para a oferta de 4.050 vagas para cargos de níveis médio e superior de formação. Veja a distribuição das vagas abaixo:

Nível médio

Nível superior

Com relação as cargas horárias, sabe-se que os cargos de nível médio terão  6 (seis) horas diárias, totalizando 30 (trinta) horas semanais, ao passo que a carreira de engenheiro terá 40 (quarenta) horas semanais e a de médico, 30 (trinta) horas semanais.

Importante destacar que, deste total de vagas, 6% será destinado à pessoas com deficiência (PcD) e 20% aos candidatos autodeclarados como pessoas negras.

Salários do Concurso Caixa

Os aprovados farão jus aos seguintes salários iniciais:

Além disso, os servidores também recebem alguns benefícios, como:

Requisitos do Concurso Caixa

Veja, a seguir, os principais requisitos do certame para os cargos ofertados:

Missão e atribuições dos cargos do Concurso Caixa

Confira ainda as missões e principais atividades das carreiras disponíveis no edital:

Técnico Bancário Novo

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Médico do Trabalho

Inscrições no concurso Caixa

Interessados no Concurso Caixa devem entrar no site da banca Fundação Cesgranrio entre 10 horas do dia 29/02 e 16 horas do dia 25/03/2024 para realizar a inscrição. Para homologar a candidatura, é necessário efetuar o pagamento da taxa de:

Etapas e Provas do Concurso Caixa

O concurso Caixa será composto pelas seguintes etapas:

Técnico bancário novo

Médico e engenheiro

Prova objetiva

A prova objetiva será aplicada em  26 de maio e contará com  60 (técnico bancário) e 70 questões (médico e engenheiro) de múltipla escolha, a depender do cargo, sendo todas de múltipla escolha. O exame terá duração de 5 horas.

Veja a estrutura das provas:

Técnico Bancário Novo

Técnico Bancário Novo para área de T.I.

A prova de conhecimentos básicos dos cargos de nível médio terá valor total de 25 pontos ao passo que a de conhecimentos específicos totalizará 35 pontos.

Médico do Trabalho

Engenheiro de Segurança do Trabalho

A prova de conhecimentos básicos dos cargos de nível superior terá valor total de 30 pontos enquanto que a de conhecimentos específicos totalizará 40 pontos.

É válido lembrar que, serão eliminados do certame aqueles participantes que:

Prova de redação do Concurso Caixa

Para o cargo de Técnico Bancário, haverá a prova de redação, que consiste na produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo valendo até 100 pontos.

Confira os critérios de correção:

Será atribuída nota zero aos candidatos que:

Será eliminado desta etapa os candidatos que não obtiverem, no mínimo, 70 pontos.

Prova discursiva do Concurso Caixa

Para médicos e engenheiros, a próxima etapa do concurso será a prova discursiva, que diz respeito a produção de uma  questão dissertativa valendo 10 pontos.

A prova discursiva, cujo número de linhas esperado será explicitado em seu enunciado, abordará um tema em consonância com os Conhecimentos Específicos previstos nos conteúdos programáticos.

O participante que obtiver nota inferior a 50% do total da pontuação será eliminado do concurso.

Confira os critérios que serão analisados durante a correção:

Prova de títulos

Exclusiva para os cargos de Médico e Engenheiro, a prova de títulos consiste na atribuição de pontos a cada um dos participantes, considerando suas especializações acadêmicas e profissionais.

Saiba como se dará a contagem das notas a partir da tabela a seguir:

Conteúdo programático do Concurso Caixa

Cargos de nível médio:

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 – Compreensão e interpretação de textos. 2 – Argumentação e persuasão. 3 – Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva; 4 – Organização textual; 5 – Coesão e Coerência; 6 – Tipologia textual. 7 – Ortografia oficial. 8 – Acentuação gráfica. 9 – Emprego do sinal indicativo de crase. 7 – Sintaxe da oração e do período. 8 – Pontuação. 9 – Concordância nominal e verbal. 10 – Regência nominal e verbal. 11 – Significação das palavras. 12 – Colocação do pronome átono. 13 – Redação Oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet). 14 – Novo Acordo ortográfico LÍNGUA INGLESA: Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.

MATEMÁTICA FINANCEIRA: 1 – Conceitos gerais – o conceito do valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 2 – Sequências – lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas. 3 – Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 4 – Juros Compostos – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 5 – Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto. 6 – Sistemas de Amortização – sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes). 7 – Uso da HP12C

NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: 1 – Representação tabular e gráfica. 2 – Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação). 3 – Cálculo de probabilidade. 4 – Teorema de Bayes e Probabilidade condicional. 5 – População e amostra. 6 – Correlação linear simples. 7 – Ciência de dados, People analytics. 8 – Modelos preditivos. (Inferência na regressão, análise de variância e covariância, critérios de significância).

COMPORTAMENTOS ÉTICOS E COMPLIANCE: 1 – Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021. 2 – Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual. 3 – Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no sítio da CAIXA na internet). 4 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 7 – Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 8 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 9 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 10 – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações. 11 – Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CAIXA na internet). 13 – Boas práticas de governança corporativa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – TÉCNICO BANCÁRIO NOVO CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: 1 – Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa Econômica Federal). 2 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 3 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 4 – Internet banking. 5 – Mobile banking. 6 – Novos modelos de negócios. 7 – Fintechs, startups e big techs. 8 – Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 9 – Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 10 – Correspondentes bancários. 11 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX, DREX). 12 – Open finance: Real digital. 13 – Transformação digital no Sistema Financeiro. 14 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); 15 – Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 16 – Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública. 17 – Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 18 – Noções de Mercado de capitais. 19 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 20 – Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 21 – Taxas de câmbio nominais e reais; 22 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 23 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 24 – Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 25 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito. 26 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 27 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. 28 – Autorregulação bancária. 29 – Lei Complementar nº 7/1970 (PIS). 30 – Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque. 31 – Certificado de Regularidade do FGTS. 32 – Guia de Recolhimento (GRF). 33 – Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família). 34 – Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. 35 – Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. 36 – Sistema de pagamentos brasileiro. 37 – Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque). 38 – Saúde e bemestar, ergonomia. 39 – Negociação, escuta empática. 40 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento. 41 – Segmentação de mercado. CRM. 42 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 43 – Gestão da qualidade em serviços. 44 – Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque) CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: 1 – Conhecimento Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365, Outlook). 2 – Segurança da informação: Fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, Prevenção e reação a riscos cibernéticos nos negócios. 3 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 4 – Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e conceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados; meios físicos de transmissão. 5 – Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web. 6 – Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 7 – Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 8 – Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 9 – Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 10 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype). 11 – Noções/Fundamentos de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. (Temáticas também trabalhadas na Trilha UC_PLAY Cultura Digital). 11.1 Noções/Fundamentos de Inteligência artificial generativa, algorítimos, ChatGPT (Transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing. 12 – Noções de Transformação Digital; 13 – Noções sobre Inovação; 14 – Noções sobre Líderes Digitais; 15 – Noções sobre Agilidade: O “ser digital” e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; Paradigma Ágil; O Manifesto Ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfil de um profissional ágil; Como identificar e entregar “valor” para o cliente digital. 16 – Noções sobre Open Finance; 17 – Noções de Compliance; Noções de LGPD. CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS DIGITAIS: 1 – Mindset de crescimento, Paradigma da abundância. 2 – Intraempreendedorismo. 3 – Design Thinking, Design de Serviço. 4 – Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM. 5 – Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica. 6 – Ciência de dados. 8 – Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes. 9 – Pensamento computacional. 10 – Análise de Negócios. 11 – Liderança, autoliderança e liderança de equipes. 12 – Autodesenvolvimento. 13 – Experiência do consumidor (Customer experience). 14 – Inteligência emocional, 15 – Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS), 16 – Objetivos-chaves para resultados (OKR). 17 – Gestão do tempo e produtividade. 18 – Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância. 19 – Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning). ATENDIMENTO BANCÁRIO: 1 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 2 – Gestão da experiência do cliente. 3 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 4 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 5 – Ética e conduta profissional em vendas. 6 – Clientecentrismo. 7 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação. 8 – Atendimento qualificado por canais remotos. 9 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 10 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016 e Resolução CMN 4.949/21. 11 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 12 – Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações. 13 – Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. 14 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada). 15 – Autorregulação bancária: SARB nº 004/2009 – Normativo de atendimento ao consumidor na rede de agências bancárias. SARB 023/2020 – normativo de relacionamento com o consumidor idoso, Lei n° 10.741 de 2003 – Estatuto do Idoso, assim como as 13.466/2017 (acima de 80 anos) e 14.364/2022 (acompanhantes de idosos), SARB 024/2021 – normativo de relacionamento com consumidores potencialmente vulneráveis, 16 – Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista. 17 – Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais. 18 – Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – TÉCNICO BANCÁRIO NOVO – TI TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1 – Engenharia de software: Processos de software: Processo Unificado (UP): conceitos gerais, disciplinas, fases, papéis, atividades e artefatos; UX; Análise e projeto orientados a objetos; A Linguagem UML: modelos e diagramas; Padrões de projeto; Engenharia de requisitos. 2 – Estrutura de dados e algoritmos: Busca sequencial e busca binária sobre arrays; Ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção); Lista encadeada; Pilha; Fila; Noções de árvore binária. 3 – Linguagens de programação: linguagens de programação, linguagens orientadas a objeto e procedurais; Padrões de Projeto; Linguagens Java SE; JEE, Microprofile, C#, .NET, AngularJS; Angular; TypeScript 4.X; Javascript; Python 3.9.X (bibliotecas Pandas, NumPy, SciPy, Matplotlib, Tensorflow, PyTorch e Scikit-learn); Scala; R; Kotlin; Objective-C; .Net; Flutter; Swift, Cobol. 4 – Desenvolvimento de software para a Web: sistemas distribuídos e microsserviços; Arquitetura e padrões de projeto Java EE8; Servlets; JSF; JSP; Ajax; Interoperabilidade de sistemas; SOA e Web Services (Quarkus); Padrões REST, Padrões HTML 4.01, HTTP response Status code, XHTML 1.0, XML, XSLT, UDDI, WSDL e SOAP. 5 – Teste de software (Qualidade): Controle da qualidade estático: revisão, inspeção, medição estática, análise estática; Princípios e técnicas de teste de software: teste de unidade, teste de integração, teste de regressão, teste alfa, teste beta, teste de segurança, teste de aceitação e de aprovação; Desenvolvimento dirigido por testes. 6 – Bancos de dados: Modelagem conceitual de dados: a abordagem entidade-relacionamento; Modelo relacional de dados (conceitos básicos e normalização); Conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD); Linguagem SQL; Data Warehouse – modelagem física de dados: tabelas, índices, particionamento, desempenho; modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais; Big data: Fundamentos, técnicas de preparação e apresentação de dados; soluções de big data. 7 – Agilidade: Lean; Lean IT; frameworks (XP; SCRUM; Kanban; SAFe SA; Nexus); ágil em escala e ágil escalado; ferramentas; artefatos, métricas e indicadores ágeis; management 3.0; Lean UX; Design Thinking; História de Usuário; O backlog do produto e as técnicas para priorização (Moscow, Scorecard, BUC, Testes de Suposição e Valor de negócio x risco); técnica para estimativa de escopo (planning poker, Story points, enquete, T-shirt sizing); kanban e o fluxo de valor; técnicas/cerimônias para colaboração e integração do time ágil (SoS, PoSinc, planning, review, retrospectiva, daily, PI Plannig); Integração contínua; Deploy contínuo; Entrega contínua; tratamento de débito técnicos e incidentes; Arquitetura e Qualidade ágeis; DevSecOps. 8 – Organização e arquitetura de computadores: Arquitetura básica de um computador: CPU e hierarquia de memória; Armazenamento e representação de dados: base binária e complemento a dois, ponto flutuante e caracteres; Armazenamento e representação de instruções; Modos de endereçamento; Conjunto típico de instruções de uma CPU; Subsistema de entrada/saída e dispositivos de armazenamento secundário. 9 – Sistemas Operacionais: Funções e estrutura de um sistema operacional; Processos: conceitos básicos, comunicação, sincronização e escalonamento; Gerência de memória: partições fixas e variáveis, realocação, memória virtual, swapping, sistemas de arquivos; Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2) e IBM z/OS. 10 – Arquiteturas de software: arquitetura em camadas, arquitetura MVC, arquitetura orientada a serviços; arquitetura monolítica, arquitetura microsserviço, micro front end, Nuvem pública e privada, métricas e estimativas de software, Análise por pontos de função: conceitos básicos e aplicações; Estratégias de Migração de Aplicações para o ambiente de nuvem, Governança, Computação Serverless, Segurança Compartilhada. 11 – Gerência de configuração: Conceitos e práticas; Uso de ferramentas de gerência de configuração; Controle de defeitos: conceitos e práticas. 12 – Portais corporativos: Arquitetura da informação, portlets e RSS; Ferramentas de Gestão de Conteúdos; Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico. 13 – Qualidade de software: CMMI/MPS-BR: Conceitos básicos e objetivos; Disciplinas e formas de representação; Níveis de capacidade e maturidade. 14 – Conceitos de Arquitetura de Referência: arquitetura de solução para o desenvolvedor básico. 15 – Gestão e governança de TI: ITIL v.4; COBIT CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS DIGITAIS: 1 – Mindset de crescimento, Paradigma da abundância. 2 – Intraempreendedorismo. 3 – Design Thinking, Design de Serviço. 4 – Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM. 5 – Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica. 6 – Ciência de dados. 8 – Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes. 9 – Pensamento computacional. 10 – Análise de Negócios. 11 – Liderança, autoliderança e liderança de equipes. 12 – Autodesenvolvimento. 13 – Experiência do consumidor (Customer experience). 14 – Inteligência emocional, 15 – Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS), 16 – Objetivos-chaves para resultados (OKR). 17 – Gestão do tempo e produtividade. 18 – Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância. 19 – Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).

Cargos de nível superior

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA: 1 – Compreensão e interpretação de textos. 2 – Argumentação e persuasão. 3 – Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva; 4 – Organização textual; 5 – Coesão e Coerência; 6 – Tipologia textual. 7 – Ortografia oficial. 8 – Acentuação gráfica. 9 – Emprego do sinal indicativo de crase. 10 – Sintaxe da oração e do período. 11 – Pontuação. 12 – Concordância nominal e verbal. 13 – Regência nominal e verbal. 14 – Significação das palavras. 15 – Colocação do pronome átono. 16 – Redação Oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet). 17 – Novo Acordo ortográfico.

LÍNGUA INGLESA: Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.

CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS DIGITAIS: 1 – Mindset de crescimento, Paradigma da abundância. 2 – Intraempreendedorismo. 3 – Design Thinking, Design de Serviço. 4 – Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM. 5 – Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica. 6 – Ciência de dados. 7 – Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes. 8 – Pensamento computacional. 9 – Análise de Negócios. 10 – Liderança, autoliderança e liderança de equipes. 11 – Autodesenvolvimento. 12 – Experiência do consumidor (Customer experience). 13 – Inteligência emocional. 14 – Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS). 15 – Objetivos-chaves para resultados (OKR). 16 – Gestão do tempo e produtividade. 17 – Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância. 18 – Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).

COMPORTAMENTOS ÉTICOS E COMPLIANCE: 1 – Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021. 2 – Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual. 3 – Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no sítio da CAIXA na internet). 4 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 7 – Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 8 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 9 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 10 – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações. 11 – Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CAIXA na internet). 13 – Boas práticas de governança corporativa.

NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: 1 – Representação tabular e gráfica. 2 – Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação). 3 – Cálculo de probabilidade. 4 – Teorema de Bayes e Probabilidade condicional. 5 – População e amostra. 6 – Correlação linear simples. 7 – Ciência de dados, People analytics. 8 – Modelos preditivos. (Inferência na regressão, análise de variância e covariância, critérios de significância).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: A Segurança e a Saúde no Trabalho nos diplomas legais vigentes no país: Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Legislação Trabalhista (Consolidação das Leis do Trabalho – CLT). Lei no 6.514 de 22 de dezembro de 1977, capítulo V – da Segurança e da Medicina do Trabalho. Portaria no 3.214 de 8 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho e Emprego e suas alterações posteriores. Ênfase nas seguintes NR: NR1, NR2, NR3, NR4, NR5, NR6, NR7, NR8, NR9, NR15 (anexos 1, 11, 13, 13A, 14, com também, utilização de instrumentos e técnicas aplicadas na medição dos riscos ambientais), NR17 com foco na ergonomia no setor bancário, NR18, NR23, NR24, NR26 e NR28. Código Civil. Normas internacionais: OSHA, NIOSH, ACGIH. Ergonomia no setor bancário: Principais conceitos e abordagens da ergonomia. Influência na ergonomia dos itens de conforto. Antropometria. Biomecânica: Estudo de postos de trabalho. Noções de atividade e carga física e mental do trabalho. Elaboração de laudo ergonômico. Regime Geral da Previdência Social: Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991. Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991. O Perfil Previdenciário Profissional (PPP) através das IN pertinentes. Investigação e análise dos acidentes de trabalho: Conceito de acidentes de trabalho. Medidas técnicas e administrativas de prevenção. Métodos de investigação de acidentes. Comunicação e registro de acidentes. Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho. Prevenção e controle de riscos de acidente de trabalho. Sistemas de prevenção e combate a incêndios. Propriedades físico-químicas do fogo. O incêndio e suas causas. Classes de incêndio. Métodos de extinção. Agentes e aparelhos extintores. Brigadas de incêndio. Planos de emergência e auxílio mútuo. Primeiros socorros. Órgãos e instituições relacionados à segurança e à saúde do trabalhador: siglas e atribuições. Doenças no trabalho.

LER/DORT MÉDICO DO TRABALHO CONHECIMENTOS MÉDICOS GERAIS: 1 Bioestatística. 2 Epidemiologia. 3 Medicina preventiva e saúde pública. 4 Doenças cardiovasculares mais prevalentes. 5 Doenças infectocontagiosas mais prevalentes e as de notificação compulsória. 6 Doenças do aparelho digestivo mais prevalentes. 7 Oftalmologia – patologias de acomodação, refração e discromatopsias. 8 Patologias otorrinolaringológicas mais prevalentes com foco em perda auditiva. 9 Neoplasias (maior incidência na população geral). 10 Sistema imunológico e suas doenças. 11 Sistema geniturinário e suas doenças. 12 Sistema endócrino e suas doenças. 13 Sistema locomotor e suas doenças. 14 Sistema neurológico e suas doenças. 15. Saúde mental (doenças psiquiátricas, distúrbios psiquiátricos do humor e transtornos de personalidade, distúrbios neuróticos). 16 Distúrbios nutricionais. 17 Dermatologia. 18 Hematologia. 19 Genética e noções de doenças hereditárias. 20 Medicina baseada em evidências.

MEDICINA DO TRABALHO E SAÚDE DO TRABALHADOR: 1 Noções de estatística e epidemiologia emmedicina do trabalho. 2 Noções de fisiologia do trabalho. 3 Doenças profissionais e doenças ligadas ao trabalho (pneumoconioses, surdez e outras). 4 Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho com diagnóstico diferencial excludente das não ocasionadas pelo trabalho (incluindo reumatológicas, crônicodegenerativas, neurológicas). 5 Psicopatologia do trabalho (sofrimento psíquico, abuso de álcool e drogas, Síndrome de Burnout, assédio moral). 6 Agentes físicos e riscos à saúde. 7 Agentes químicos e riscos à saúde; noções de toxicologia. 8 Agentes biológicos e riscos à saúde. 9 Ergonomia e melhoria das condições de trabalho: conceitos e princípios da ergonomia; carga de trabalho; organização do trabalho; trabalho sob pressão temporal; novas tecnologias, automação e riscos à saúde. 10 Trabalho noturno e em turnos: riscos à saúde e noções de cronobiologia. 11 Acidentes do trabalho: definições e prevenção. 12 Avaliação e controle de riscos ligados ao ambiente de trabalho. 13 Acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas em medicina do trabalho. 14 Avaliação de incapacidade laborativa e processos de reabilitação profissional. 15 Compatibilidade entre a deficiência física e a natureza das atividades a serem exercidas. 16 – Visita técnica e análise ergonômica do posto de trabalho para estudo de nexo causal. 17 Saneamento Ambiental. 18 Segurança do trabalho. 19 Organização de serviços de saúde do trabalhador. 20 Instituições públicas que atuam na área de segurança e saúde do trabalhador: competências e ações. 21.Perícias em Medicina do Trabalho. 22 Metodologia de pesquisa.

Cidades de aplicação das provas

Tem interesse no edital e quer realizar a inscrição? Então confira as cidades disponíveis para a aplicação das provas:

Técnico Bancário Novo – T.I.; Médico e Engenheiro

Vale frisar que as provas destinadas ao cargo de técnico bancário novo também serão aplicadas em outras cidades. Clicando aqui você confere a lista completa!

Lotação do Concurso Caixa

O edital do Concurso Caixa elencou uma série de regras referentes às lotações dos futuros servidores; veja:

Cronograma de atividades

Por fim, confira as principais atividades previstas no edital do Concurso Caixa:

Curso completo para Técnico Bancário Novo da Caixa

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