Ecopontos são instalados para incentivar a coleta seletiva solidária em Porto Velho

Iniciativa visa aumentar o índice de reciclagem na capital, e fomenta a economia socioprodutiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis

Porto Velho agora conta com ecopontos espalhados por várias regiões da cidade. Com o objetivo de incentivar o descarte correto de resíduos e promover a reciclagem, a coleta seletiva solidária é um projeto que estabelece a separação dos resíduos recicláveis e a destinação às cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

A iniciativa faz parte do programa do Plano Municipal de Saneamento Básico e, além de aumentar o índice de reciclagem na capital, fomenta a economia socioprodutiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, em cumprimento à Lei 12.305 de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Para que a população faça a adesão ao projeto e colabore com o descarte, ecopontos estão sendo instalados em diversas zonas da cidade, especialmente em locais onde há grande concentração de condomínios residenciais.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saneamento Básico (Semusb) trabalha com espaço para a coleta de plásticos e metais, e também envia materiais de papelão e papéis para as cooperativas e associações cadastradas na coleta seletiva solidária.

Para incentivar a adesão do projeto em Porto Velho, a Semusb tem realizado reuniões com síndicos de condomínio e investido na educação ambiental.

Ecopontos disponíveis em Porto Velho:

  • Praça CEU – rua Antônio Fraga Moreira, 1770, Bairro JK;
  • Espaço Alternativo – avenida Governador Jorge Teixeira;
  • EMEI Professora Ronilza Cordeiro Afonso Dias – rua João Paulo I, bairro Novo Horizonte;
  • Praça do Cohab – rua Carqueja, 2716, bairro Cohab;
  • Centro de Arte e Cultura Escolar Francisco Lázaro dos Santos (LAIO ) – rua Pau Ferro com rua Anari, bairro Castanheira.
PUBLICIDADE