A igreja católica confirmou mais uma edição da tradicional Caminhada Penitencial neste sábado (17), em Sena Madureira. A penitência, que consiste em caminhar durante 12 horas consecutivas pelas ruas da cidade, teve origem na década de 70, após um carnaval violento no Vale do Iaco.
Desde então, a juventude católica abraçou a caminhada como uma forma de penitência, marcando o primeiro sábado após o período carnavalesco, atualmente, além dos jovens, outros fieis aderiram a penitência. À frente da organização, Frei Jeremias Mugabe concedeu entrevista, convidando os fiéis a participarem deste momento único.
“A jornada terá início às 18 horas com uma missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. A partir desse momento, os participantes percorrerão as ruas da cidade, fazendo paradas estratégicas em capelas e pontos significativos. A tradição ressalta a importância da espiritualidade e da reflexão, elementos fundamentais para a comunidade católica”, pontuou.
O trajeto noturno proporciona uma experiência de reflexão e oração. Entre a temática abordada, verifica-se a Campanha da Fraternidade (CF) 2024. Encerrando somente às 6 horas do dia seguinte, quando os participantes retornam à Igreja Matriz.
Uma novidade este ano é a inclusão da comunidade do Segundo Distrito no roteiro, através da ponte Padre Paolino, local onde o saudoso vigário será lembrado.