As famílias que moram em regiões alagadiças de Sena Madureira passaram a respirar mais aliviadas de ontem para hoje. É que o rio Iaco apresentou sinal de vazante e atualmente seu nível ainda está longe de alcançar de alerta que é de 14 metros.
No domingo (4) a régua amanheceu medindo 10,04 metros. Já nesta segunda-feira (5), baixou para 9,75 metros. “Graças a Deus que o rio está vazando. Para nós que moramos em bairro alagadiço a preocupação é grande nessa época do ano, mas esperamos em Deus que a alagação não venha a nos atingir. No ano passado, tivemos que sair de casa e ficar em um abrigo”, comentou Edinaldo do Carmo, residente no bairro Praia do Amarílio.
Mesmo com o sinal de vazante registrado, a Defesa Civil Municipal está com o plano de contingência pronto para colocá-lo em prática em caso de necessidade. O plano conta também com a participação do Corpo de Bombeiros e vários outros setores da comunidade.
Geralmente quando o nível das águas ultrapassa a cota de alerta, os bairros mais afetados em Sena Madureira são: Praia do Amarílio, Vitória, Cafezal, final da Rua Siqueira Campos, Ruas Piauí e Benjamin Constant, parte do bairro Bom Sucesso e outros.
No ano passado, a cheia do rio Iaco atingiu dezenas de famílias em Sena Madureira.