O prazo final para pagar a inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), mais conhecido como Enem dos Concursos, termina nesta sexta-feira (16/2). Os participantes precisam pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU).
O valor da inscrição para cargos de nível superior é de R$ 90 e para cargos de nível médio o valor é de R$ 60. O pagamento é feito por meio da GRU e pode ser pago em bancos ou via Pix.
Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, desde sábado, 270 mil candidatos realizaram o pagamento, ainda há 1 milhão de participantes devedores.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, frisou que “a inscrição final depende do pagamento das inscrições, então vale o alerta ao pessoal que já se inscreveu e ainda não pagou”.
Das 2,65 milhões de pessoas inscritas, 517.468 mil, conseguiram isenção, sendo assim, quase 80% dos pedidos foram atendidos.
Concurso Unificado
O Enem dos concursos permite que o candidato dispute mais de uma vaga com apenas uma inscrição, desde que estejam dentro do mesmo bloco temático. O participante, na hora da inscrição, precisa classificar as vagas de interesse por ordem de preferência que definirá a prioridade de chamada, baseada na nota alcançada.
A prova ocorrerá de forma simultânea em 220 cidades do Brasil no dia cinco de maio. “Se eu fizer um concurso só em Brasília, eu não estou garantindo a diversidade do Brasil para entrar no serviço público brasileiro. Quanto maior a diversidade que a gente tiver, maior vai ser a capacidade de pensar boas políticas públicas”, comentou a ministra Esther Dweck.
Confira os editais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 publicados no Diário Oficial da União (DOU).